• Carregando...

O pediatra Cícero Alaor Kluppel, 41 anos, é radicalmente contra o uso "educativo" do Papai Noel;. Ele garante que jamais usou a artimanha com os filhos Sofia, 10 anos, e Hugo, 8 anos: "A casa sempre teve normas que eles têm de seguir. Quando é hora de tomar banho, é hora de tomar banho. Algumas são mais rígidas, outras mais flexíveis, mas eles sempre tiveram de respeitá-las".

O maior crime de usar o Papai Noel para "domar" os filhos , na opinião do médico, é fugir da responsabilidade. "Quem faz isso retira de si parte da responsabilidade, para tentar se redimir do peso de impor uma ordem desagradável", destaca. "É como se dissessem – ‘eu não sou um pai tão ruim, é o Papai Noel que não vai trazer presente se você não se comportar’. Assim a criança cumpre as normas por medo da punição e quando percebe que não vai ser punida, imediatamente passa a descumpri-las."

Para Kluppel, explicar as normas da casa e exigir que elas sejam respeitadas é um método educativo muito mais eficiente. "Eles obedecem com muito mais facilidade, porque percebem que seus atos têm conseqüências."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]