As obras no trecho começaram no sábado (11) e fazem parte do projeto da Linha Verde
Quem precisa passar pela Avenida Visconde de Guarapuava, no Centro de Curitiba, nesta quinta-feira (16) deve redobrar a atenção e a paciência. As obras que acontecem na via desde o sábado (11) e já provocavam complicações, alteraram novamente o trânsito e voltaram a gerar congestionamentos durante a manhã. Às 9h, a pista da direita da avenida, no cruzamento com a Rua Lourenço Pinto, foi liberada para o trânsito, e a pista da esquerda da Visconde é que passou a ficar interditada.
Segundo a assessoria de imprensa da Diretoria de Trânsito (Diretran), a maior concentração de automóveis foi registrada por volta de uma hora após a mudança na Visconde, quando o congestionamento chegava próximo à trincheira da Rua Ubaldino do Amaral, no bairro Alto da XV.
Por volta das 11h, a Diretran modificou o ponto de afunilamento da avenida. Os carros que vêm pela pista da esquerda da Visconde agora têm de passar para a pista da direita a partir do cruzamento com a Rua João Negrão, duas quadras antes da Rua Lourenço Pinto. De acordo com a Diretran, a mudança foi realizada para aliviar o congestionamento, já que, segundo o órgão, o congestionamento se formava no cruzamento com a Lourenço Pinto por causa da grande quantidade de veículos que deixavam para fazer a mudança de pista naquele ponto.
Com a nova alteração, apesar da lentidão, os veículos fluíam, e não foi mais registrado congestionamento, segundo a Diretran.
Acidente
Às 9h30, um engavetamento de três veículos deixou o trânsito ainda mais congestionado na via. Segundo o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), não houve vítimas, mas o acidente interrompeu uma das três faixas que a via possui por quase duas horas.
Agentes orientam o trânsito ao longo da avenida. A recomendação aos motoristas que não precisam passar pelo Centro é fazer desvios pelos bairros. Quem utilizaria a Visconde tem a opção de seguir pelas ruas Engenheiros Rebouças ou Marechal Deodoro ou pela Avenida Iguaçu, que têm o mesmo sentido.
Os trabalhos na pista da direita da Visconde de Guarapuava começaram no sábado (11), e o trânsito ficou complicado na segunda-feira (13). A previsão é que os trabalhos na avenida terminem no dia 21. Por causa do bloqueio em meia-pista no cruzamento com a Rua Lourenço Pinto, está proibido estacionar nas laterais da Visconde de Guarapuava aos sábados pela manhã. A prefeitura instalou placas informativas para orientar os motoristas.
André de Barros
A Rua André de Barros, que tinha a faixa da esquerda bloqueada no cruzamento com a Lourenço Pinto desde o sábado, foi liberada nesta quinta-feira (16). Segundo a Diretran, o movimento era considerado normal na via durante a manhã.
A partir de sexta-feira (17), a rua deve voltar a ser fechada, desta vez na faixa da direita, para a continuidade dos trabalhos.
Outras obras
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Curitiba, nos demais trechos onde há mudanças no trânsito, o movimento de veículos é considerado tranqüilo.
Na Avenida Sete de Setembro, a pista foi bloqueada na quadra em frente à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) para quem segue em direção à rodoviária. Os biarticulados da linha Boqueirão que circulam pela canaleta da Sete de Setembro vão entrar na Marechal Floriano para passar na estação-tubo da UTFPR. O trânsito de carros na pista lateral da UTFPR também está temporariamente impedido para evitar congestionamento e risco de acidentes.
Ainda na Sete, na quadra da Praça Eufrásio Correia, entre Barão do Rio Branco e Lourenço Pinto, a via está bloqueada para os carros que seguem sentido Batel. Os motoristas que seguem nesse rumo podem pegar a Rua Barão do Rio Branco por onde o tráfego agora é em mão-dupla, na quadra em frente à Câmara Municipal. No trecho da Visconde até a Rua André de Barros, o tráfego da Barão está invertido, com circulação exclusiva em direção ao Centro.
Na Avenida Senador Salgado Filho, no cruzamento com a Linha Verde, as obras deixaram o trânsito caótico na quarta-feira (15), e filas quilométricas se formaram.
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