Desde a zero hora desta terça-feira (1º) os motoristas que passam por 17 dos 27 pontos de cobrança de pedágio do Paraná encontram tarifas, em média 1,5% mais caras que as cobradas ao longo deste ano (confira os preços no quadro ao lado). Na última sexta-feira (27), a Justiçagarantiu o direito de reajuste, que havia sido negado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), às concessionárias Ecovia, Ecocataratas, Caminhos do Paraná e Viapar.
As outras duas administradoras de rodovias que atuam no estado (Econorte e Rodonorte), ingressaram na segunda-feira (30) com pedido de liminar, mas, até a manhã desta terça, as ações não haviam sido julgadas. Dessa forma, seguem sem aumento as praças de pedágio Cambará e Jataizinho, na BR-369; Sertaneja, na BR-323; São Luiz do Purunã, na BR-277; Witmarsun, Tibagi, Imbaú e Mauá da Sera, na BR-376; e Carambeí e Jaguariaíva, na PR-151.
Segundo as duas concessionárias, ainda não se sabe se, caso a Justiça autorize, a tarifa pode ser alterada ainda nesta terça-feira ou se o aumento será aplicado somente à zero hora da quarta-feira (2). A decisão, de acordo com ambas as empresas, dependerá do entendimento do juiz responsável pelo julgamento das liminares.
No dia 23, o DER-PR negou o pedido inicial das empresas para reajustar as tarifas, o que obrigou as seis concessionárias a entrarem com processos para garantir o aumento. Até esta manhã, o DER-PR informou que havia recebido notificação oficial sobre a autorização para a correção das tarifas de três concessionárias a decisão relativa à Viapar ainda não havia sido recebida.
A assessoria de imprensa do órgão informou que o departamento jurídico da instituição já está analisando todas as notificações e deve recorrer das decisões. Na negativa da semana passada, o órgão argumentou que as tarifas abusivas dificultam o desenvolvimento da economia paranaense.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Teólogo pró-Lula sugere que igrejas agradeçam a Deus pelo “livramento do golpe”
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião