A extensão do programa de concessão de rodovias no país para a iniciativa privada provoca indignação no governo do Paraná. "O governo federal está fugindo da responsabilidade. Veja, por exemplo, o caso das estradas do Paraná que têm de ser restauradas pelo DNIT, o governo tem dinheiro no caixa, mas não faz nada", afirmou ontem o secretário dos transportes do Paraná, Waldyr Pugliesi.
Para Pugliesi, essa é a confirmação do "modelo neoliberal" de Lula, na mesma linha de Fernando Henrique. "Se depender deles, privatiza tudo, o Banco Central, a Amazônia", ironiza. "A nossa posição é muito clara, o Paraná não precisa de pedágio", reforça.
O diretor no Paraná da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias, João Chiminazzo Neto, lamenta essa insistência e o conseqüente prejuízo para a atração de investidores. "Os últimos 20 anos comprovaram a incapacidade do governo federal de gerar recursos suficientes para a infra-estrutura rodoviária. Existe uma diferença entre fazer uma boa obra numa rodovia, inaugurar e abandonar. É preciso conservar, pois, ao longo do tempo custa muito mais para o Estado refazer, sem falar na segurança do motorista. Na concessão isso funciona 24 horas", diz.
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