Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Em Curitiba

Nove creches atendem crianças que não têm com quem ficar em janeiro

Embora janeiro seja mês de férias escolares, nove Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) retomaram as atividades já nessa terça-feira (6) para atender 1.249 crianças entre zero e cinco anos que não têm com quem ficar durante os dias. O atendimento de férias é oferecido pela Secretaria Municipal da Educação (SME) em um CMEI por cada regional de Curitiba, totalizando 54 turmas especiais em período integral (das 7 às 18 horas) e mobilizando 146 professores de educação infantil.

Para participar do programa, dois requisitos devem ser observados: a criança deve estar regularmente matriculada na rede de educação infantil do município e a família tem de comprovar não possuir condições de cuidar da criança durante o dia. Em novembro do ano passado foram abertos os cadastros para formação das turmas. O levantamento das famílias que precisam do serviço durante as férias de verão é de responsabilidade do Departamento de Educação Infantil da SME.

O atendimento especial de férias prevê atividades diferentes daquelas oferecidas durante o ano letivo. De acordo com Maria da Gloria Galeb, diretora do departamento, são atividades voltadas principalmente para estimular o desenvolvimento da autonomia das crianças e possibilitar que elas aproveitem o período de férias, com atividades ao ar livre, como desenho com tinta, piscinas plásticas e brincadeiras com água, bexigas e bolas.

Ainda segundo Maria da Gloria, o atendimento durante as férias é um serviço oferecido desde 2003 e somente para famílias sem outra alternativa para o cuidado das crianças. "O recesso de férias é importante para as crianças, por isso as famílias devem se organizar para ter um período do ano dedicado a elas, para convivência familiar", disse.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.