A cidade de Montes Claros, ao norte de Minas Gerais, registrou um novo abalo sísmico no final da noite de segunda-feira (7), de acordo com o Corpo de Bombeiros. Não há informações de feridos.
O tremor ocorre um dia após do último abalo sísmico, registrado na manhã de domingo. Na ocasião, uma adolescente teve escoriações na cabeça e pessoas ficaram presas no elevador.
O abalo teve magnitude 4,2, segundo informações preliminares do Observatório Sismológico de Brasília, que instalou sismógrafos no município.
A maior magnitude de tremores em Montes Claros foi registrada em maio de 2012, com abalos que chegaram ao nível 4,5.
Falha geológica
Estudos da UnB (Universidade de Brasília), USP (Universidade de São Paulo) e Universidade Estadual de Montes Claros apontam que existe uma falha geológica de aproximadamente três quilômetros de extensão próxima à cidade.
As acomodações da falha provocam os tremores que assustam a população.
Estações sismográficas foram instaladas na cidade para medir a intensidade dos abalos.Em outubro de 2013, órgãos como a Defesa Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Cemig se reuniram para traçar um plano de ação em novas situações de abalo.
Como não é possível prever tremores, o plano estabelece, depois do ocorrido, que haja checagem se há vítimas, restabelecimento da energia elétrica e vistoria em imóveis com danos.
Em caso de abalos, as orientações são para que a população mantenha a calma e só ligue para a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros se houver necessidade, para não congestionar a linha. Moradores devem procurar área aberta e, em caso de prédios, locais de estrutura mais firme, como embaixo de vigas e colunas ou nas escadarias.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora