Veja como estão distribuídas as mortes causadas pela nova gripe no Paraná| Foto:

A gripe A matou em média quatro pes­­soas por dia no Paraná desde o primeiro óbito pela doença, ocorrido em 14 de julho. O boletim epidemiológico divulgado ontem pela Secretaria de Estado da Saúde trouxe 18 novas mortes confirmadas no estado e mostrou que apenas a região de Umuarama não re­­gistra óbito pela nova gripe. As de­­mais 21 regionais de saúde tiveram mortes – são 170 em todo o estado.

CARREGANDO :)

O Paraná continua com a maior mortalidade proporcionalmente à po­­pulação. Segundo o balanço divulgado ontem pelo Ministério da Saúde, o estado tem uma taxa de 1,41 mortes a cada 100 mil habitantes. O Rio Grande do Sul está em segundo lugar, com índice de 0,90, seguido por São Paulo, com 0,54.

A boa notícia é que o Ministério da Saúde verificou redução no nú­­mero absoluto de casos graves no Brasil, tendência que já havia sido observada entre os dias 9 e 15 de agosto. Porém, não é pos­­­­sível concluir que a redução seja definitiva, pois existem casos em investigação laboratorial, diz o órgão.

Publicidade

Gestantes

No Brasil, 58 gestantes morreram pela doença. A gravidez e a obesidade têm sido os principais fatores de risco que podem levar à morte pela nova gripe no Paraná. Entre os 3.073 casos confirmados laboratorialmente no estado, 178 eram gestantes (5,6% do total).

Por causa do risco, a orientação é que as gestantes se afastem do trabalho. Empregadores de Cu­­ri­­tiba, região metropolitana e do li­­toral que não afastarem as gestantes por pelo menos 15 dias podem responder judicialmente.

O Ministério Público do Tra­­ba­­lho (MPT) irá promover hoje uma audiência coletiva com 32 empresas denunciadas pelo descumprimento das recomendações. "Acho que nem todos os que estão descumprindo foram denunciados no MPT. Trinta e duas empresas é um número pequeno se comparado ao número de empresas de Curitiba, região metropolitana e litoral", afirma a procuradora Eliane Lucina. Os nomes das empresas não foram divulgados .

* * *

Publicidade

Serviço

Denúncias ao MPT podem ser feitas pelo site www.prt9.mpt.gov.br ou diretamente na Av. Vicente Machado, 84 – Centro, Curitiba.