A primeira leva de novos radaresentrou em funcionamento no dia 8 Curitiba. Em uma semana, 15 mil motoristas foram flagrados acima do limite de velocidade. Outros 10 equipamentos começaram a operar à zero hora desta quinta-feira (15), elevando para 24 o número total de radares na cidade. Dos novos equipamentos, cinco vão flagrar paradas de veículos sobre a faixa de pedestres, avanços de sinal vermelho e conversões proibidas.
Segundo a diretora de trânsito da Urbanização de Curitiba S.A (Urbs), Rosangela Battistella, o grande número de flagrantes registrados é normal nos primeiros dias. "Alguns radares mudaram de lugar e é comum que sem saber onde estão os equipamentos os motoristas desrespeitem os limites de velocidade", afirmou.
As novas funções, segundo Rosangela, ainda estão em fase de teste e por enquanto estão multando apenas o excesso de velocidade. Nos casos de avanço de sinal, são realizados ajustes para determinar o tempo limite para que o motorista possa cruzar a via sem ser multado. "É preciso definir o tempo de retardo do equipamento, que deve ser de dois a três segundos depois do sinal ficar vermelho, para que o radar registre a infração", explicou.
De acordo com a Urbs, todos os antigos radares foram desligados no dia 2 abril, em função do fim do contrato anterior com a empresa que gerencia os equipamentos na cidade. Os novos equipamentos substituem os 110 radares instalados em 1999. A previsão é de que até o fim de junho 140 novos radares estejam operando em Curitiba.
Dos novos equipamentos, 69 unidades serão instaladas em locais diferentes e 71 vão funcionar próximos a pontos antigos. Como os antigos radares ainda não foram removidos, o motorista pode encontrar, em alguns pontos, equipamentos próximos, um do outro. No entanto, a Urbs ressalta que apenas os novos equipamentos estão operando e podem emitir multa, o que exclui o risco de o motorista ser punido duas vezes pela mesma infração.
Contratos
A substituição dos aparelhos antigos está prevista no contrato entre a prefeitura e a Consilux, empresa responsável pelo gerenciamento dos radares em Curitiba há 12 anos e que venceu a licitação para seguir operando o sistema. Entre dezembro e fevereiro, os radares ficaram desligados, depois de determinação da desembargadora Regina Afonso Portes, da 4.ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça. O desligamento atendeu ao pedido do Ministério Público, que contestava um aditivo contratual firmado entre a Urbs e a Consilux.
O contrato havia sido assinado em 2004 e desde então vinha sendo prorrogado. Entretanto, a Lei de Licitações (8.666) permite prorrogações entre empresas privadas e o poder público por apenas 60 meses. O prazo já havia vencido em abril do ano passado, mas a Urbs havia prorrogado o contrato com a Consilux por mais um ano. Na ocasião, a prefeitura alegou que se tratava de uma situação emergencial.
Em janeiro deste ano, a Consilux foi declarada a vencedora da nova licitação. De acordo com a prefeitura, a manutenção da empresa no gerenciamento dos radares deve gerar uma economia de R$ 9 milhões nos dois anos de contrato. Pela proposta, a Urbs pagará R$ 725 mil por mês à Consilux valor que seria 34% a menos do que o previsto no edital.
Veja a localização aproximada dos novos radares de Curitiba no mapa
A relação dos endereços será disponibilizada nos sites da Urbs e da prefeitura à medida em que os novos radares forem ligados.
O 24º radar está localizado, segundo a URBS, na Rua Eduardo Carlos Pereira, no cruzamento Georgi Elias Dyoub Wassouf. Mas esta última não foi localizada no mapa.