O anel viário, que facilitará o fluxo de veículos na região central de Curitiba, deve ficar pronto dentro de seis meses. As obras, que deveriam ter se iniciado no mês de junho e tiveram atraso no cronograma inicial por conta da demora nos estudos topográficos, estão previstas para começar assim que o processo de concorrência for concluído, em aproximadamente dois meses. Na manhã desta segunda-feira, o prefeito Beto Richa e o governador em exercício Hermas Brandão assinaram o edital de licitação que prevê investimentos de R$ 19,2 milhões.
Na mesma cerimônia, foi assinada a autorização para o lançamento da licitação de R$ 12 milhões para as obras de pavimentação e calçamento de sete ruas de Curitiba e da Avenida Anita Garibaldi. As ruas são: Alagoas e Laudenino Ferreira Lopes, que atualmente são de antipó, Simão Brante, Francisco Timóteo de Simas, Clóvis Beviláqua Sobrinho, Gonzaga de Campos e José Carvalho de Oliveira. Por todas há circulação de ônibus e por isso o pavimento será reforçado.
Para a implantação do anel não será necessária a abertura de novas ruas, mas vias de grande movimento passarão por mudanças. Alguns trechos da Rua Brigadeiro Franco terão o estacionamento proibido. A Rua Engenheiros Rebouças será alargada entre a Avenida Marechal Floriano Peixoto e a Praça do Atlético. Outra alteração será feita na Rua Buenos Aires, que é pavimentada de paralelepípedos e deve ganhar cobertura de asfalto por causa do movimento intenso. No cruzamento das ruas Brasílio Itiberê e Conselheiro Laurindo, no Prado Velho, a via deve ser rebaixada onde antes havia uma linha férrea.
O anel terá dois sentidos, um horário e outro anti-horário, envolvendo 26 ruas. Serão 9,4 quilômetros de nova pavimentação, 79 cruzamentos recapeados e 5,9 quilômetros de ruas alargadas. Além disso, novas calçadas serão implantadas ao longo de 4,2 quilômetros. Também serão susbstituídos 197 semáforos, o que corresponde a 25% do total de equipamentos da cidade.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora