O início das obras de construção do novo mergulhão de acesso à ponte Rio-Niterói na Praça do Renascença, em Niterói, será antecipada para o primeiro ano da nova concessão. A decisão foi acertada em reunião realizada nesta terça-feira (19) entre o secretário de Estado de Transportes, Carlos Roberto Osorio, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o presidente da concessionária EcoPonte, Marcelino Rafart Seras.
“O acordo para a antecipação das obras de acesso à Ponte em Niterói é uma grande notícia para toda a Região Metropolitana. A melhoria na fluidez do trânsito terá um impacto muito positivo na mobilidade do Grande Rio”, disse o secretário de Estado de Transportes, Carlos Roberto Osorio.
No encontro ficou acertado que a EcoPonte dará início, imediatamente após assumir a concessão, na primeira hora do dia 1º de junho, a intervenções pontuais na Ponte para melhorar a fluidez do trânsito, como construção de novas baias de acostamento, novos retornos operacionais e também a ampliação da praça do pedágio.
Também serão instaladas novas câmeras com tecnologia OCR, capazes de fazer a leitura de placas, ao longo da ponte e na praça do pedágio. As imagens dessas câmeras, que serão cruzadas com os arquivos de veículos roubados, serão disponibilizadas para a Policia Federal, a Polícia Militar e o novo centro integrado de segurança, que será inaugurado no mês que vem em Niterói.
A EcoPonte também vai implantar mudanças operacionais para agilizar a remoção de veículos enguiçados e desfazer acidentes mais rapidamente, incluindo a disponibilização de novos guinchos e equipes de remoção.
A fase de transição entre o atual concessionário CCR Ponte e a nova operadora, a EcoPonte, já foi iniciada. A transição será completada em junho, quando a EcoPonte assume e a tarifa de pedágio passara de R$ 5,20 para R$ 3,70.