O Programa de Transporte Urbano de Curitiba prevê para início de 2006 obras viárias que facilitarão o tráfego do transporte coletivo na capital. Ainda em licitação, o projeto viário, criado pela prefeitura e avaliado em R$ 34,8 milhões, sugere melhorias em mais de 22 quilômetros de ruas. As obras ampliarão a capacidade da Rede Integrada de Transporte (RIT).
Três binários sistema formado por duas vias paralelas que operam em sentidos opostos e ligação viária entre os terminais Hauer e Capão da Imbuia são as obras anunciadas. "Em alguns horários existe retenção do tráfego. Com as obras, pretende-se agilizar a fluidez de ônibus e automóveis e aumentar a segurança de motoristas e pedestres", explica o assessor de projetos especiais do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Clever Almeida.
As empresas que disputam a licitação são de Curitiba, São José dos Pinhais, Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre. Dividida em quatro lotes, a licitação vai garantir a implantação dos binários da Rua Mário Tourinho e avenidas Brasília e Santa Bernadethe.
Também estão previstas a modernização do ligeirinho Inter 2, com ônibus articulados, e a restauração e pavimentação das ruas Mário Tourinho, Heitor Guimarães, Serafim Voloschen, Padre Agostinho e Otelo Queirolo. Nos dois binários, serão necessárias obras como drenagem e sinalização. "É um complexo de várias soluções, que deverão atender, inicialmente, as regiões de maior importância para o sistema viário", diz Almeida. (ML)