Dois motoristas foram presos e outros seis foram multados depois de serem flagrados dirigindo sob a influência de álcool. As autoridades abordaram os condutores durante um blitz realizada no Centro de Curitiba.
A fiscalização Batalhão de Polícia de Trânsito (Bptran) ocorreu entre as 21h de quarta-feira (29) e as 2h desta quinta-feira (30) na Alameda Augusto Stellfeld. Ao todo, cem pessoas acabaram abordadas e 60 testes de bafômetro foram realizados.
O objetivo principal da ação é reduzir o número de acidentes causados por motoristas embriagados. Segundo o Bptran, apenas nos fins de semana, ocorrem, em média, entre 15 e 20 acidentes relacionados à embriaguez ao volante em Curitiba. "Neste período das festas de fim de ano, as pessoas costumam exagerar no uso de bebidas e podem provocar acidentes se forem dirigir. Desta maneira, estamos nos antecipando às infrações", disse o tenente-coronel Loemir Mattos de Souza em entrevista à Agência Estadual de Notícias, órgão oficial do governo.
A multa para quem dirige embriagado é de R$ 957. O motorista ainda tem a carteira de habilitação suspensa. Os condutores presos durante a blitz foram levados para a Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran) da capital.
Cinto de segurança
Na tarde de quarta-feira (29), o BPTran já havia realizado outra ação em Curitiba: uma blitz para fiscalizar motoristas e passageiros em relação ao uso do cinto de segurança. A operação foi montada na Rua Prefeito Omar Sabbag, ao lado do Jardim Botânico, que é utilizada como uma das saídas para as rodovias que ligam a capital ao litoral.
Centenas de veículos foram fiscalizados. Ao todo, 41 receberam notificação sobre a não utilização do cinto de segurança e outros três por uso de celular. A multa para o condutor que dirige sem cinto é de R$ 127.