- São Paulo tem 16 mortes por nova gripe, diz estado
- 60% dos resultados positivos de gripe são de Influenza A, diz governo
- Ministério da Saúde corrige para 29 o número de mortos pela nova gripe
- Gripe A matou cerca de 800 pessoas em 160 países, diz OMS
- Governo sugere que aluno com sinal de gripe falte aula
- Brasil não vai recorrer a quebra de patente para ter vacina anti-H1N1
- HC fecha ala para concentrar casos suspeitos de gripe A
Oito pessoas com suspeita de gripe suína foram encaminhadas ao Hospital de Clínicas (HC) para avaliação nessa sexta-feira (24) pelos centros de urgências médicas da capital. Outras oito pessoas já estavam internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HC porque apresentaram sintomas de doenças respiratórias graves e aguardam resultado de exames para saber se estão ou não contaminadas com o vírus da gripe A H1N1.
O HC possui 14 leitos de UTI e 15 unidades semi-intensivas. Além dos oito pacientes com sintomas da nova gripe, existem 20 pessoas internadas com outras doenças.
Na tarde desta sexta-feira (24), por volta das 19 horas, não havia vagas na UTI no HC, pois o 29º leito estava em manutenção. Mas, o HC afirmou que em breve resolverá a questão e que a qualquer momento podem ser abertas novas vagas.
Para que os leitos possam ser liberados para os pacientes com suspeita da gripe suína, os demais pacientes serão tranferidos. A diretora geral do HC, Heda Maria Barska, afirmou ao jornal Gazeta do Povo que o hospital fará a realocação dessas 20 pessoas para outros hospitais da cidade nas próximas 48 horas.
Segundo ela, o HC tem capacidade para abrir mais seis vagas de UTI, para isso será feita a realocação de aparelhos do pronto-atendimento. Outra possibilidade será o encaminhamento de aparelhos de outros setores do hospital para a ala que foi direcionada aos pacientes da nova gripe. Nesse caso seriam 35 leitos.Mas, a diretora geral do hospital disse que acima de 30 leitos na UTI, a situação já poderá ser considerada como emergencial.
Outros cuidados
O HC informou que as visitas semanais foram reduzidas de duas para uma e que cada paciente poderá ter apenas um acompanhante. O hospital reforçou o alerta para que qualquer pessoa visitante que tiver qualquer suspeita de gripe, não vá até o hospital, para que não haja risco de contágio em outras alas.
Além disso, as funções administrativas do hospital também foram reduzidas, para diminuir o número de pessoas circulando no local. A recomendação é para que as pessoas que necessitam buscar qualquer tipo de protocolo no HC, esperem um pouco mais, se for possível.
Morte suspeita
De acordo com o telejornal Paraná TV, uma pessoa morreu no HC com suspeita da nova gripe. Dois médicos também teriam sido afastados porque estariam com suspeita de gripe suína.