O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) de Santa Catarina deflagrou na manhã desta quarta-feira (7) a operação “Corte Seguro” contra fraudes a seguradoras de veículos. A operação busca o cumprimento de 150 mandados de prisão preventiva em três estados do País – 74 em Santa Catarina, 72 no Rio de Janeiro e quatro no Paraná –, além de 110 mandados de busca e apreensão – a grande maioria em Santa Catarina.
Até as 17 horas desta quarta-feira (7), 104 pessoas foram presas e 60 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. No Paraná, dos quatro mandados de prisão preventiva expedidos, três foram cumpridos até aquele horário. Os nomes dos presos não foram divulgados.
A operação é fruto de investigação iniciada há pouco mais de um ano pelo Gaeco de Joinville para apurar um esquema criminoso envolvendo várias etapas do chamado “golpe do seguro”.
O golpe
O Gaeco de Joinville apurou que um grupo de aliciadores do Rio de Janeiro contatava proprietários de veículos segurados naquele estado, ou seus intermediários, e adquiria os veículos, que eram transportados para Santa Catarina. Lá, os veículos eram repassados para receptadores, representantes de estabelecimentos comerciais, e eram desmontados. Os sinais identificadores dos veículos eram adulterados e as suas peças eram clandestinamente inseridas no mercado. Após a chegada dos veículos em Santa Catarina, seus proprietários, com o objetivo de receber o seguro, faziam falsas comunicações de roubo, confeccionando boletins de ocorrência fraudados.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião