Jundiaí do Sul Cerca de 200 homens da Polícia Militar realizaram na manhã de ontem, nas Fazendas Balsa Nova, em Jundiaí do Sul, e Linda Flora, em Abatiá, a desocupação de 500 famílias ligadas ao Movimento dos Agricultores Sem-Terra (Mast) que estavam acampadas nas duas propriedades. Segundo o comandante da operação, tenente-coronel Ataídes Cassarolli, os sem-terra entenderam que se tratava de uma ordem judicial e concordaram em sair do local sem resistência.
A Fazenda Balsa Nova foi invadida em fevereiro deste ano, mesmo com laudo do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) que comprovava que a área é produtiva. A propriedade tem 783 hectares, a maioria ocupada com pastagens. No local, entre os sem-terra viviam cerca de 40 crianças em idade escolar.
Já a Fazenda Linda Flora foi invadida em julho. O grupo composto por 100 famílias deixou a fazenda, mas montou as barracas na estrada que dá acesso à área. A propriedade tem 485 hectares e também foi considerada produtiva pela Incra.
A desocupação da Linda Flora começou por volta das 8 horas. Os policiais se espalharam pelo acampamento e ajudaram os sem-terra a desmanchar seus barracos. Dois caminhões e um ônibus, cedidos pelo proprietário da fazenda, Salvador Firmino Fraga, fizeram o transporte dos trabalhadores para seus locais de origem. Nenhuma arma de fogo foi encontrada nos dois acampamentos.