Canário roubado era o xodó do padre

CARREGANDO :)

Um piloto de avião que se sensibilizou com a história do canário belga roubado da Paróquia Nossa Senhora das Dores, no bairro Bigorrilho, em Curitiba, compareceu no início da manhã desta terça-feira (17) à igreja para doar um novo passarinho ao padre Gabriel Figura. A ave, ainda não batizada, fará companhia às outras 20 que vivem no local, mas, para o religioso, jamais substituirá o canário que foi levado.

Publicidade

"O novo pássaro é maravilhoso, muito cantador", diz Figura. "Mas o valor do que foi roubado é inestimável", lamenta. Segundo o padre, o piloto Luiz César Senko, que fez a doação, não é frequentador da paróquia, mas ouviu sobre o desaparecimento do bicho na imprensa e ficou comovido com a história. O novo habitante da igreja é um canário belga frisado, pouco diferente do que foi roubado.

O furto ocorreu no sábado (14), durante o horário de almoço. O sacerdote deixou as portas da igreja abertas para que os fiéis pudessem fazer suas orações e, ao voltar, cerca de 20 minutos depois, percebeu que o pássaro havia sido levado. "Quem fez isso cometeu um crime e infringiu um dos mandamentos de Deus que diz: não roubarás", diz o padre.

Na chamada Igreja dos Passarinhos, o canário belga havia se tornado o xodó do padre. Ele conta que o passarinho recebia comida de sua mão e muitas vezes lhe fazia companhia na casa paroquial. O canto da ave era diferente de todos os outros, por isso padre Gabriel acredita que o canário tenha sido levado por alguém que conhecia bem os animais.

Desde a perda, com a doação feita pelo piloto, o padre já ganhou dois pássaros. No domingo (15), o criador de aves Ivo Bonatto, dono de um aviário que ajuda a cuidar dos animais da igreja, prometeu que doaria um novo canário belga ao padre. "Ele me disse que daria o mais cantador dos canários", conta o padre.

Esta não é a primeira vez que uma das aves do padre é roubada. Há cerca de seis meses um papagaio foi levado da paróquia. Segundo padre Gabriel, a ave já sabia rezar o Pai Nosso quase inteiro.

Publicidade

Polêmica

O padre também criou polêmica em sua paróquia ao transformar uma mula em missionária. O animal, que ganhou o nome de Bela Vista, foi um presente dado ao padre. Para abrigar a mula foi construído um estábulo nos fundos da igreja e ela ganhou um manto com o nome da padroeira da paróquia.

A intenção do padre era fazer com que a mula entrasse na igreja na procissão em homenagem Nossa Senhora das Dores. Mas alguns fiéis se incomodaram e reclamaram ao bispo, que pediu cautela. O padre, então, teve de mudar de ideia. A mula foi levada para uma chácara em Quitandinha, região metropolitana de Curitiba.