Rede estadual
Os alunos que vão ingressar na rede estadual, ou seja, mudar do 5º para o 6º ano, precisam ter suas matrículas feitas nas novas escolas de 1 a 5 de dezembro. O mesmo vale para os alunos que vão deixar o ensino fundamental (6º ao 9º ano) e seguir para o Ensino Médio. Para os alunos que não vão precisar mudar de escola, não é necessário fazer rematrícula.
Os pais ou responsáveis por crianças nascidas em 2009, que vão frequentar o 1º ano do ensino fundamental em 2015, têm até sexta-feira (7) para ir às escolas onde seus filhos estão pré-matriculados para garantir a vaga delas. Uma lista com os nomes onde cada criança está disponível na internet, colocada pela Secretaria Municipal de Educação. Cabe agora aos pais conferirem em qual escola os filhos estão cadastrados e ir às instituições.
As crianças só estarão com a vaga garantida na escola na qual estão cadastradas após os pais irem à pessoalmente ao estabelecimento. Para confirmar a matrícula é necessário levar a Certidão de Nascimento da criança, um documento do responsável por ela e uma conta de luz, para comprovar o endereço. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Curitiba, foram cadastradas 10.452 crianças. Todas elas têm vagas garantidas em escolas municipais.
Para as crianças que não foram cadastradas, o prazo para matrículas vai começar a correr a partir do dia 3 de dezembro, diretamente na escola onde a família deseja matricular a criança. Nesse caso, pode ser que a criança precise ser matriculada em outra escola. Tudo vai depender da quantidade de vagas existentes.
Demais alunos novos do ensino fundamental
Para fazer a matrícula de alunos novos para os demais anos do ensino fundamental, transferências ou reingressos, o prazo também começará a correr a partir de 3 de dezembro. Nesta data começam também as matrículas para alunos novos da Educação de Jovens e Adultos (fases I e II).
Alunos que continuam na mesma escola
Os responsáveis e pais de alunos que não vão mudar de escola não precisam se preocupar. A rematrícula dos estudantes que já integravam à rede anteriormente foi realizada de 20 a 24 de outubro, de forma automática pelas escolas. A documentação dos estudantes foi enviada pelos estabelecimentos de ensino para as famílias fazerem a confirmação.
Por que a direita brasileira vê na eleição de Trump um impulso para o seu plano em 2026
Bolsonaro prevê desafios para Lula, seja com vitória de Trump ou Kamala; assista ao Entrelinhas
Trump e Kamala empatam na primeira urna apurada nas eleições dos EUA
As eleições nos EUA e o antiamericanismo esquerdista
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora