A Operação Içara, que desmantelou uma organização criminosa responsável pela extração ilegal de palmito do Parque Nacional do Iguaçu resultou na prisão de cinco pessoas nesta quarta-feira (30) em quatro cidades do Sudoeste do Paraná. Dois moradores de Capanema estão foragidos.
Segundo a Polícia Federal (PF), os criminosos usavam água sanitária e alguns tipos de ácido para conservar o produto.De acordo com o delegado Martin Puper, responsável pela operação, a Justiça Federal em Foz do Iguaçu expediu 19 mandados de busca e apreensão e sete de prisão expedidos pela Justiça Federal contra os suspeitos. Segundo ele, o palmito era extraído e cortado dentro do parque e industrializado artesanalmente nas cidades de Capanema e Realeza. A distribuição era feita por um grupo de Pato Branco. "Era industrializado de forma bem arcaica, de maneira bem rudimentar e eram colocados diversos produtos químicos que variavam de ácidos a água sanitária", diz o delegado.
A operação foi desenvolvida em parceria com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Exército e Instituto Chico Mendes. A investigação teve início em abril e durante esse período ocorreram várias apreensões. Na operação desta quarta-feira, a PF apreendeu uma arma de fogo e R$ 5 mil em dinheiro.
Segundo a PF, as pessoas presas já possuem passagens por crime ambiental. Alguns dos compradores, no entanto, não sabiam que o material era ilegal. Os suspeitos responderão por crime ambiental, contra a saúde pública e de relação de consumo.
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
China vai chegar a 48 mil km de trilhos de trens de alta velocidade, mas boa parte ficará ociosa
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião