A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou o segundo caso de Dengue 4 (Den 4) no Paraná nesta segunda-feira (10). O paciente mora em Santa Tereza do Oeste e contraiu a doença em agosto, durante uma viagem ao Pará, na região norte do país. Ao retornar de viagem, ele procurou o serviço de saúde e foi diagnosticado e tratado no Paraná.
Este é o segundo caso de Den 4 no estado. O primeiro caso de Den 4 registrado no estado foi confirmado em agosto. O paciente morava em Imperatriz, no Maranhão, e procurou o serviço de saúde no Paraná durante uma viagem a Foz do Iguaçu, no Oeste do estado. Ele foi diagnosticado e tratado no estado e ficou curado.
Os dois casos confirmados foram notificados como importados, já que a contaminação ocorreu fora do estado. A Sesa investiga um terceiro caso e aguarda a confirmação laboratorial da doença.
O órgão alerta que, apesar de serem casos importados, existe a possibilidade de o vírus ser introduzido no Paraná por causa das áreas de fronteira com estados onde o sorotipo já foi identificado. A principal preocupação da secretaria é com a introdução de mais um tipo do microorganismo sobre a população que já foi exposta aos outros tipos (1, 2 e 3).
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora