O governo federal anunciou nessa sexta-feira (10) a criação de novas 2.290 vagas de graduação em medicina em 36 municípios brasileiros de onze estados. Entre eles estão quatro cidades paranaenses que, juntas, irão ofertar 215 vagas: Campo Mourão, Guarapuava, Pato Branco e Umuarama. O Paraná é o terceiro estado com maior número de novas vagas autorizadas, atrás apenas de São Paulo, que terá 930 vagas distribuídas em 13 cidades do interior, e Bahia, com 375.
Foram contemplados municípios que não têm faculdade na área e não são capitais de estado visando à interiorização do ensino médico. De acordo com os ministros da Saúde, Arthur Chioro, e da Educação, Renato Janine Ribeiro, a medida é parte da estratégia do Programa Mais Médicos para reestruturar o atendimento médico no país.
A escolha das instituições levou em consideração a cidade onde estão instaladas. Já a seleção dos municípios observou o porte (todas têm 70 mil habitantes ou mais) e o fato de não possuírem graduação na área. O Ministério da Educação (MEC) também levou em conta a necessidade social do curso, a estrutura da rede de saúde para a realização das atividades práticas e a capacidade para abertura de programa de residência médica.
A seleção das instituições foi realizada em três fases, que incluíram avaliação da saúde financeira da instituição e da capacidade econômico-financeira para ofertar o curso de medicina; análise da experiência das instituições habilitadas e análise e classificação das propostas apresentadas pelas faculdades. Foram avaliados o projeto pedagógico, o plano de infraestrutura da instituição de educação superior, de contrapartida à estrutura de serviços, ações e programas de saúde do município, plano de implantação de residência médica e o de oferta de bolsas para alunos.