O Paraná vai intensificar o uso de testes rápidos para diagnosticar hepatite anunciou, nesta quinta-feira (28), o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Sezifredo Paz. Também foi anunciado o reforço da imunização contra a hepatite B. De acordo com a Sesa, a vacina está disponível em toda a rede pública de saúde. Podem se vacinar desde recém nascidos, crianças, adolescentes e adultos até os 29 anos.
Nesta quinta-feira (28) foi aberta a 1ª Jornada Paranaense de Hepatites Virais e Transmissão Vertical, em Curitiba. Outro objetivo da Secretaria da Saúde é conscientizar a população a realizar a notificação da doença. A Organização Mundial da Saúde estima que entre 1 e 2% da população mundial seja portadora de algum vírus de hepatite, sem no entanto ter conhecimento do diagnóstico.
"Na maioria das vezes a doença é assintomática e, por isso, o diagnóstico é tardio, o que prejudica o tratamento e uma possível cura", disse o coordenador do programa de Hepatites Virais da Sesa, Renato Lopes, por meio da assessoria de imprensa. Profissionais de salões de beleza e de acupuntura, por estarem expostos a sangue, estão entre os grupos com mais risco.
As hepatites virais são doenças infectocontagiosas que causam inflamações e infecções no fígado e que em alguns casos podem evoluir para cirrose e câncer. Os tipos mais comuns de hepatite são transmitidos pelos vírus A, B e C. No Brasil, existe circulando ainda o vírus de hepatite D, comum na região amazônica.
A hepatite A é transmitida por via oral, principalmente por alimentos e água contaminados. A hepatite B é transmitida principalmente através de relações sexuais, sem preservativos e compartilhamento de seringas, agulhas e materiais contaminados. A hepatite C é transmitida principalmente por sangue contaminado, através de seringas, agulhas e materiais sem esterilização, mas também pode ser transmitida por relações sexuais sem proteção.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora