• Carregando...
A semana dos candidatos a prefeito de Curitiba foi marcada pelo corpo a corpo, seja com eleitores ou com cabos eleitorais de peso. Enquanto Gustavo Fruet e sua vice, Mirian Gonçalves, recebiam o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que veio gravar para o programa de rádio e tevê do aliado... | Jader Rocha
A semana dos candidatos a prefeito de Curitiba foi marcada pelo corpo a corpo, seja com eleitores ou com cabos eleitorais de peso. Enquanto Gustavo Fruet e sua vice, Mirian Gonçalves, recebiam o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que veio gravar para o programa de rádio e tevê do aliado...| Foto: Jader Rocha
  • ...Ratinho Júnior e seu pai e principal cabo eleitoral percorriam bairros com aliados locais

Gustavo Fruet é sobrinho por afinidade de Dalton Trevisan, o Vampiro de Curitiba. O autor de Em Busca de Curitiba Perdida, entre muitos outros livros de contos, era casado com Iole Bonato, irmã mais velha de dona Ivete Fruet, mãe do candidato a prefeito do PDT. Dona Iole já é falecida.

Dodói

Ao final do debate de sexta-feira na RPC TV, quando Fruet anunciou que iria à casa de sua mãe para comemorar seu aniversário, sua mulher, a jornalista Márcia Oleskovicz, que assistia ao programa ao vivo na emissora, fez sinal de negativo com a mão e disse em voz alta: "Não, não, quero ir pra casa". Depois justificou dizendo que Fruet estava com febre e dor de garganta. Mas foi voto vencido.

Ratinho paz e amor

Também ao final do debate da RPC TV foi a vez de Ratinho Jr. retribuir a gentileza que Gustavo Fruet lhe fizera no encontro anterior, da RIC TV. Naquela ocasião, ao se despedir dos telespectadores, o candidato do PSC anunciou que uma de suas filhas estava aniversariando e que em poucos dias nasceria seu terceiro filho. Rápido, o pedetista o cumprimentou, desejando-lhe felicidades. Na sexta-feira, Ratinho fez o mesmo. "Leve meu abraço a sua mãe. Muita saúde", disse com cara de bom menino.

Bye-bye Beto 1

Um dos melhores amigos e conselheiros do governador Beto Richa, o advogado Carlos Eduardo da Rosa, o Maninho, acaba de romper politicamente com ele. O motivo foi a opção de Beto em insistir no apoio à candidatura à reeleição do prefeito Luciano Ducci em detrimento de Gustavo Fruet. Filiado ao PSDB, Maninho conhece Beto desde menino. Ele foi um dos coordenadores da campanha de José Richa – pai do atual governador – ao governo do estado.

Bye-bye Beto 2

Após ser eleito, Richa chegou a morar um período na casa do advogado, no Bigorrilho, até montar apartamento em Curitiba. Com a ascensão política de Beto, ele passou a fazer parte do grupo de conselheiros do atual governador, formado por antigos companheiros de seu pai. Mas não se conforma com a decisão do afilhado de abrir mão de Fruet para apoiar seu vice na prefeitura da capital. "Não voto mais no Beto", disse à coluna nesta semana.

Para Maninho, Beto comprometeu – como ele previa – seu futuro político ao não aceitar patrocinar a candidatura de Gustavo Fruet à sucessão de Ducci, jogando-o na oposição.

Mulheres ativas

Fernanda Richa faz parte do seleto grupo de mulheres de todo o Brasil convidadas para participar da plateia do Fórum Mulheres Reais que Transformam. O evento será realizado a partir desta segunda-feira, no Rio de Janeiro, e tem à frente a jornalista Ana Paula Padrão e a empresária Tatianna Oliva, da Cross Networking, mulher de José Victor Oliva. Entre as que vão contar suas histórias de vida está a ativista africana Leymah Gbowee, prêmio Nobel da Paz em 2011.

O Fórum vai até quarta-feira no Hotel Sheraton.

Justiça seja feita

Solteiro e considerado bom partido, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, arrancou suspiros de algumas companheiras durante sua passagem pela cidade nesta semana. Mas o ministro mostrou-se nada além de simpático e educado.

Negócios da China à vista 

Não são apenas terras na África ou no Norte do Brasil que despertam o interesse dos chineses. Representantes de mega empresas da China visitaram nesta semana uma fazenda de 400 alqueires em Palmeira, a 70 quilômetros de Curitiba, e outra, de 1,5 mil alqueires, em Sengés, no Norte do estado, interessados na aquisição das áreas.

A explicação aos proprietários foi óbvia:  1,3 bilhão de bocas para alimentar e um território árido em sua maior parte.

Mundinho que não muda

"É o mundo da política, né? Um dia são inimigos, noutro estão juntos." Alguém falando de Gustavo Fruet e Ratinho Jr.? Não, o autor da frase era um dos personagens da novela Gabriela, que terminou nesta sexta-feira, ao ver o oposicionista Mundinho Falcão elogiando, à beira da sepultura, o arqui-inimigo Coronel Ramiro Bastos, com quem disputava a intendência de Ilhéus.

Colaborou: Bia Moraes

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]