Gustavo Fruet é sobrinho por afinidade de Dalton Trevisan, o Vampiro de Curitiba. O autor de Em Busca de Curitiba Perdida, entre muitos outros livros de contos, era casado com Iole Bonato, irmã mais velha de dona Ivete Fruet, mãe do candidato a prefeito do PDT. Dona Iole já é falecida.
Dodói
Ao final do debate de sexta-feira na RPC TV, quando Fruet anunciou que iria à casa de sua mãe para comemorar seu aniversário, sua mulher, a jornalista Márcia Oleskovicz, que assistia ao programa ao vivo na emissora, fez sinal de negativo com a mão e disse em voz alta: "Não, não, quero ir pra casa". Depois justificou dizendo que Fruet estava com febre e dor de garganta. Mas foi voto vencido.
Ratinho paz e amor
Também ao final do debate da RPC TV foi a vez de Ratinho Jr. retribuir a gentileza que Gustavo Fruet lhe fizera no encontro anterior, da RIC TV. Naquela ocasião, ao se despedir dos telespectadores, o candidato do PSC anunciou que uma de suas filhas estava aniversariando e que em poucos dias nasceria seu terceiro filho. Rápido, o pedetista o cumprimentou, desejando-lhe felicidades. Na sexta-feira, Ratinho fez o mesmo. "Leve meu abraço a sua mãe. Muita saúde", disse com cara de bom menino.
Bye-bye Beto 1
Um dos melhores amigos e conselheiros do governador Beto Richa, o advogado Carlos Eduardo da Rosa, o Maninho, acaba de romper politicamente com ele. O motivo foi a opção de Beto em insistir no apoio à candidatura à reeleição do prefeito Luciano Ducci em detrimento de Gustavo Fruet. Filiado ao PSDB, Maninho conhece Beto desde menino. Ele foi um dos coordenadores da campanha de José Richa pai do atual governador ao governo do estado.
Bye-bye Beto 2
Após ser eleito, Richa chegou a morar um período na casa do advogado, no Bigorrilho, até montar apartamento em Curitiba. Com a ascensão política de Beto, ele passou a fazer parte do grupo de conselheiros do atual governador, formado por antigos companheiros de seu pai. Mas não se conforma com a decisão do afilhado de abrir mão de Fruet para apoiar seu vice na prefeitura da capital. "Não voto mais no Beto", disse à coluna nesta semana.
Para Maninho, Beto comprometeu como ele previa seu futuro político ao não aceitar patrocinar a candidatura de Gustavo Fruet à sucessão de Ducci, jogando-o na oposição.
Mulheres ativas
Fernanda Richa faz parte do seleto grupo de mulheres de todo o Brasil convidadas para participar da plateia do Fórum Mulheres Reais que Transformam. O evento será realizado a partir desta segunda-feira, no Rio de Janeiro, e tem à frente a jornalista Ana Paula Padrão e a empresária Tatianna Oliva, da Cross Networking, mulher de José Victor Oliva. Entre as que vão contar suas histórias de vida está a ativista africana Leymah Gbowee, prêmio Nobel da Paz em 2011.
O Fórum vai até quarta-feira no Hotel Sheraton.
Justiça seja feita
Solteiro e considerado bom partido, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, arrancou suspiros de algumas companheiras durante sua passagem pela cidade nesta semana. Mas o ministro mostrou-se nada além de simpático e educado.
Negócios da China à vista
Não são apenas terras na África ou no Norte do Brasil que despertam o interesse dos chineses. Representantes de mega empresas da China visitaram nesta semana uma fazenda de 400 alqueires em Palmeira, a 70 quilômetros de Curitiba, e outra, de 1,5 mil alqueires, em Sengés, no Norte do estado, interessados na aquisição das áreas.
A explicação aos proprietários foi óbvia: 1,3 bilhão de bocas para alimentar e um território árido em sua maior parte.
Mundinho que não muda
"É o mundo da política, né? Um dia são inimigos, noutro estão juntos." Alguém falando de Gustavo Fruet e Ratinho Jr.? Não, o autor da frase era um dos personagens da novela Gabriela, que terminou nesta sexta-feira, ao ver o oposicionista Mundinho Falcão elogiando, à beira da sepultura, o arqui-inimigo Coronel Ramiro Bastos, com quem disputava a intendência de Ilhéus.
Colaborou: Bia Moraes
Anistia e projetos do governo seguem na gaveta do Congresso após dois anos do 8 de janeiro
Cerimônia de memória do 8/1 se transforma em ato político com gritos de “sem anistia”
Super live de oito horas contesta narrativa do governo sobre o 8 de janeiro
Cantilena da liga STF-Lula sobre democracia é zombada nas redes
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora