Quem está interessado em ver a maior superlua dos últimos 70 anos, que deve ter seu ápice na próxima segunda-feira (14), pode tentar uma vaga em um passeio noturno oferecido pelo Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Com grande procura para o dia 14, que já teve todas as vagas preenchidas, o parque abriu novas vagas para caminhadas guiadas no domingo (13).
Em meio ao feriado da Proclamação da República, que acontece entre os dias 12 e 15 de novembro, o passeio para a observação da lua percorrerá um trecho de seis quilômetros, divididos em duas partes. Os três primeiros quilômetros são realizados até uma pequena represa do local, onde são observados os aspectos naturais. Depois, mais três quilômetros são percorridos ao longo da trilha dos arenitos, formações geológicas pelas quais o parque é mais conhecido.
Passeio noturno em Vila Velha
Localização: BR-376, km 515 - Jardim Vila Velha, Ponta Grossa – Paraná.
Ingresso: R$ 25 – pessoas até 7 anos e com mais de 60 anos são isentas.
Estudantes, moradores de Ponta Grossa, doadores de sangue, servidores públicos do Paraná e professores têm direito à meia entrada, mediante comprovantes.
Contato: (42) 3228-1138/(42) 3228 1539
A caminhada acontece por uma estrada asfaltada e depois por uma trilha sem grandes obstáculos, por isso, pode ser percorrida por crianças. A visita acontece das 18 às 22 horas. Para garantir a participação, é necessário fazer o agendamento prévio pelo e-mail agendamento@paranaprojetos.pr.gov.br.
Superlua
Semana que vem a lua estará 22 mil quilômetros mais perto da Terra do que o usual. Aparecendo mais brilhante, o astro não se aproximava tanto desde 1948 – e não voltará até 2034.
O parque de Vila Velha
Considerado o principal atrativo natural de ponta Grossa, o parque é uma Unidade de Conservação, e é composto por três atrativos principais: Arenitos, que são formações rochosas que apresentam formas variadas - como a “taça” e o “camelo” - ; Furnas, que são grandes crateras com vegetação exuberante e água no seu interior e a Lagoa Dourada, que possui este nome por adquirir coloração alaranjada durante o pôr do sol.
Colaborou: Cecília Tümler
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora