O passageiro que descer de um voo doméstico no aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, rumo a uma conexão internacional não precisará mais pegar as malas e sair para o desembarque, para um novo check-in a partir de 12 de abril. A situação faz o passageiros gastar mais tempo e aumentava as filas no check-in.
A partir desta data será como em qualquer outro aeroporto internacional do mundo: o processo de conexão será feito pela área interna do terminal, sem ter de ir para o desembarque.
“O aeroporto, tal como foi feito [em 1985], não previa área para conexão. Então, havia aquela dificuldade de o passageiro ter que sair, fazer a conexão e embarcar de novo”, disse Gustavo Figueiredo, que assumiu recentemente a presidência da concessionária GRU Airport, administradora do aeroporto.
Já aos passageiros de voos internacionais nada muda: eles terão de sair da área restrita do terminal e acessar o saguão em razão da necessidade de passar na imigração.
Embarque centralizado
Haverá ainda outra mudança a partir da mesma data: no terminal 2, o embarque tanto de passageiros de voos domésticos quanto de internacionais passará a ser centralizado em um único portão – no meio do terminal.
Trata-se do mesmo local onde hoje os passageiros de voos domésticos embarcam. Segundo a concessionária, funcionários orientarão os passageiros quanto à alteração. Placas na rodovia Helio Smidt e sinalização dentro do aeroporto também informação das novidades.
Cerca de 30% dos voos internacionais de Guarulhos têm embarque pelo terminal 2, o equivalente a quatro milhões de passageiros por ano. São voos, na maioria, para a América do Sul e Central.
Os demais voos internacionais partem e chegam do terminal 3, inaugurado em 2014. O terminal 2 do aeroporto passa por uma reforma a ser concluída no segundo semestre do ano que vem.
As intervenções são exigências do contrato de concessão do aeroporto. Até 2012, Guarulhos era administrado pela Infraero.
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Cid confirma que Bolsonaro sabia do plano de golpe de Estado, diz advogado
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; assista ao Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora