O passageiro que descer de um voo doméstico no aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, rumo a uma conexão internacional não precisará mais pegar as malas e sair para o desembarque, para um novo check-in a partir de 12 de abril. A situação faz o passageiros gastar mais tempo e aumentava as filas no check-in.
A partir desta data será como em qualquer outro aeroporto internacional do mundo: o processo de conexão será feito pela área interna do terminal, sem ter de ir para o desembarque.
“O aeroporto, tal como foi feito [em 1985], não previa área para conexão. Então, havia aquela dificuldade de o passageiro ter que sair, fazer a conexão e embarcar de novo”, disse Gustavo Figueiredo, que assumiu recentemente a presidência da concessionária GRU Airport, administradora do aeroporto.
Já aos passageiros de voos internacionais nada muda: eles terão de sair da área restrita do terminal e acessar o saguão em razão da necessidade de passar na imigração.
Embarque centralizado
Haverá ainda outra mudança a partir da mesma data: no terminal 2, o embarque tanto de passageiros de voos domésticos quanto de internacionais passará a ser centralizado em um único portão – no meio do terminal.
Trata-se do mesmo local onde hoje os passageiros de voos domésticos embarcam. Segundo a concessionária, funcionários orientarão os passageiros quanto à alteração. Placas na rodovia Helio Smidt e sinalização dentro do aeroporto também informação das novidades.
Cerca de 30% dos voos internacionais de Guarulhos têm embarque pelo terminal 2, o equivalente a quatro milhões de passageiros por ano. São voos, na maioria, para a América do Sul e Central.
Os demais voos internacionais partem e chegam do terminal 3, inaugurado em 2014. O terminal 2 do aeroporto passa por uma reforma a ser concluída no segundo semestre do ano que vem.
As intervenções são exigências do contrato de concessão do aeroporto. Até 2012, Guarulhos era administrado pela Infraero.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora