Cobertores, colchões e outros pertences de moradores de rua que estavam na região central de Curitiba foram recolhidos, na manhã de segunda-feira (9) por funcionários da empresa de limpeza Cavo, acompanhados da Polícia Militar do Paraná (PM).
Segundo a PM, policiais faziam ronda no calçadão da Rua XV de Novembro, por volta das 10h, quando foram abordados por comerciantes. Os objetos estariam tornando o espaço sujo e incentivando a criação de ratos e baratas.
A PM teria solicitado que a prefeitura fizesse a remoção dos objetos. Os policiais teriam apenas acompanhado a operação, inclusive informando às pessoas em situação de rua da redondeza que poderiam retirar algum pertence seu, segundo a corporação.
Já a prefeitura de Curitiba informou que apenas “atendeu a um pedido da PM para empréstimo de um caminhão da limpeza pública para retirada de lixo na região central da cidade”.
O executivo considera que houve um equívoco: a Fundação de Ação Social (FAS), que coordena a abordagem a moradores de rua, não ter sido acionada. O executivo pondera que objetos que estejam obstruindo a via pública podem ser alvo de remoções e limpeza, “mas sempre se observando o componente humano em primeiro lugar, especialmente quando estão envolvidas pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social”.
O produtor Estevão Prestes registrou o momento em que a ação ocorria, e conta que policiais abriam os pontos de bueiro enquanto funcionários da Cavo retiravam objetos. O flagra foi parar no Facebook. Na manhã de terça-feira (10), um dia após a operação, ele passou novamente pelo local, e relata que moradores de rua dormiam “ao relento”, sem casacos, colchões ou cobertores.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora