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Curitiba obteve nota 5,4 pontos numa escala que vai de um a dez para avaliar sinalização na cidade | Marcelo Andrade/ Agência de Notícias Gazeta do Povo
Curitiba obteve nota 5,4 pontos numa escala que vai de um a dez para avaliar sinalização na cidade| Foto: Marcelo Andrade/ Agência de Notícias Gazeta do Povo

Uma pesquisa colaborativa que teve seus resultados parciais divulgados nesta quarta-feira (13) apontou Curitiba como a capital com menos problemas na sinalização dirigida a ciclistas, pedestres e usuários do transporte público. O balanço é o primeiro resultado da campanha Sinalize, da ONG Mobilize Brasil, que considerou no levantamento 13 capitais do país.

Apesar da colocação, Curitiba obteve 5,4 pontos numa escala que vai de um a dez. Em segundo e terceiro lugar aparecem, respectivamente, Rio de Janeiro (4,6) e Porto Alegre (4,2). A capital pior avaliada foi Manaus, que obteve a nota 0,7.

Para chegar às informações, a Mobilize Brasil contou com a ajuda de voluntários nos locais analisados. Por conta própria, estes colaboradores enviaram relatórios à organização apontando os problemas e os pontos positivos de alguns trechos das cidades.

Como não se trata de uma pesquisa científica, não houve um padrão para definir quais pontos deveriam ser analisados. Assim, a escolha do local ficava por conta do próprio colaborador.

A ideia era, no entanto, fazer avaliações em vias e rotas de grande circulação, somente em regiões com urbanização antiga, com mais de 50 anos. A preferência era para trechos de ciclovias ou vias de grande circulação de ciclistas; áreas no entorno de escolas, hospitais ou postos de saúde; avenidas com grande circulação de pedestres, ou centros, pontos turísticos relevantes, terminais de ônibus, trens e metrôs, além dos próprios veículos coletivos desses sistemas de transporte.

Em Curitiba foram analisados 13 pontos, sendo cinco referentes à sinalização para ciclistas, quatro para pedestres e outros quatro para transporte público.

A nota da sinalização para pedestres na capital paranaense foi de 5,5, a mesma que a propiciada para ciclistas. Os sinais de indicação de transporte público alcançaram, por sua vez, 5,2 pontos.

Ainda dá tempo

De acordo com a assessoria de imprensa da Mobilize Brasil, uma das ideias da campanha é juntar o maior número de informações sobre a sinalização nas capitais e, futuramente, repassar o documento às autoridades responsáveis pela administração local.

Por isso, o mesmo formulário usado pelos colaboradores do Mobilize está disponível para o público, que pode ajudar no prolongamento da campanha e avaliar a sinalização de suas cidades e bairros. Estas informações ajudarão a compor um mapa que aponta os locais avaliados.

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