O governador Luiz Fernando Pezão inaugurou, na manhã desta quarta-feira (17), o primeiro Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança (CAAC) do estado. O serviço, que vai funcionar no hospital municipal Souza Aguiar, vai prestar atendimento às vítimas de violência sexual numa parceria da polícia civil, Ministério Público, secretaria municipal de Saúde e o instituto “Bola para Frente”.
No centro, que funcionará de segunda à sexta-feira, de 9h às 17h, as vítimas poderão fazer registros de ocorrência, exame de corpo de delito, além de relatar casos de abusos sexual. O CAAC está equipado com cartório e salas especiais para gravação dos depoimentos e realização de exames. O local também conta com uma brinquedoteca.
Para o governador, o espaço é um avanço, já que deve acabar com a peregrinação das vítimas em busca de atendimento médico e policial. “Esse serviço só foi possível graças a parceria entre governo e município. Esse tipo de violência é uma chaga. Precisamos acabar com isso”, disse Pezão, que durante o evento lamentou o crescimento do número de menores apreendidos no estado, fazendo uma referência ao projeto dos Cieps do ex-governador Leonel Brizola. Na visão de Pezão, os Cieps poderiam ter sido uma solução para o problema social que atinge tantos menores.
A delegada titular da Delegacia de Atendimento à Criança e Adolescente Vítima (DCAV), Cristiana Bento, também comemorou a inauguração da sala. “É um avanço. Todos depoimentos das crianças serão gravados e anexados ao inquérito, reduzindo o número de declarações que a vítima tem que fazer. Isso evita o processo de ‘revitimização’, que é quando a criança tem que reviver o trauma toda vez que relato o trauma a uma autoridade”, diz.
- Sem pessoal, “ônibus do Hemepar” não pode rodar
- Denúncias de violência contra idosos sobem 74% em um ano
- ONU lamenta estupro coletivo no Piauí e elogia Lei do Feminicídio
- Violação a direitos nos presídios tem longo histórico, diz analista
- Dilma inaugura com atraso Casa da Mulher Brasileira e promete mais 25