A Polícia Federal divulgou neste fim de semana a lista com os dez criminosos mais procurados pela instituição e pela Interpol no Brasil.
Entre os procurados, há dois condenados por participação no sequestro do publicitário Washington Olivetto, em 2001: o chileno Marco Rodolfo Rodrigues Ortega e o colombiano William Gaona Becerra. Eles fugiram da Penitenciária de Itaí (a 287 km de São Paulo) em 2010.
Também na lista aparece Vilma Cristina de Oliveira, condenada em 2009 por tráfico internacional de pessoas. Segundo a PF, ela é responsável por enviar centenas de mulheres brasileiras à Espanha para trabalharem como prostitutas.
A instituição divulgou, ainda, o número de fugitivos internacionais capturados nos últimos 20 anos. Foram 56 em 2015, recorde da PF. A marca anterior tinha sido em 2005, com 46 presos.
Quem tiver informações sobre os foragidos pode entrar em contato com a Polícia Federal pelo e-mail procurados@dpf.gov.br ou ainda pelo Whatsapp (61) 99262-8532. Também há um aplicativo para a função, o CheckPol, para aparelhos de celular com sistema operacional Android. A PF diz que a comunicação é sigilosa.
Veja abaixo a lista de procurados.
Condenado por integrar uma organização criminosa que atuou na Prefeitura de Coari (AM), entre 2004 a 2008, com o objetivo de fraudar licitações e desviar recursos públicos oriundos de convênios federais e de royalties pagos pela Petrobras.
De acordo com a PF, é procurado por suspeita de furto qualificado, lesão corporal, associação para o tráfico de substâncias entorpecentes, ocultação de cadáver, homicídio e tentativa de homicídio de agentes da corporação em Pimenteiras do Oeste (RO).
É acusado de comandar uma quadrilha de tráfico de drogas, segundo a Polícia Federal, que movimentou mais de R$ 83 milhões em 2012 e 2013.
Condenado por participação no sequestro do publicitário Washington Luiz Olivetto, em 2001. Está foragido desde 2010 da Penitenciária de Itaí (a 287 km de São Paulo).
Acusado de assédio sexual contra duas filhas menores, sendo uma com deficiência física, de acordo com a PF.
Acusado de agredir Ana Júlia de Sousa Rebelo, segundo a Polícia Federal, em março de 2004, na época sua companheira, com ameaças de morte. Após as agressões, a mulher sofreu uma lesão na coluna que a deixou paraplégica.
Acusado de abuso sexual e homicídio de uma criança de 6 anos de idade, de acordo com a PF, em Lucas do Rio Verde (MT).
Procurada por suspeita de assassinar a própria filha, de 7 anos, em Tubarão (SC), em 2014. O corpo da menina foi encontrado dentro de uma caixa coberta com roupas na casa onde ela morava com a mãe.
Condenada por integrar uma quadrilha voltada ao tráfico internacional de pessoas, com atuação desde 1999. A Polícia Federal diz que Vilma foi responsável pelo envio de centenas de mulheres brasileiras para a Espanha para trabalharem como prostitutas.
Condenado por participação no sequestro do publicitário Washington Luiz Olivetto, em 2001. Está foragido desde 2010 da Penitenciária de Itaí (a 287 km de São Paulo).