Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Protestos em Foz

PF usa balas de borracha para dispersar manifestantes

Atualizado em 16/03/06 às 19h35

Mais um dia de tensão na fronteira de Brasil com o Paraguai. Depois de vários protestos nos últimos dias que fecharam a Ponte da Amizade, os agentes da Polícia Federal (PF) usaram balas de borracha para desocupar o local nesta quinta-feira (16).

Taxistas e motoristas de vans do Paraguai fecharam a ponte novamente pela manhã em protesto contra o rigor da fiscalização da Receita Federal no lado brasileiro, que, segundo eles, estaria afugentando a vinda de turistas e sacoleiros.

Durante mais de meia hora a Ponte da Amizade se transformou em um campo de batalha. A PF tentou dispersar as pessoas que se encontravam na ponte. Manifestantes começaram a atirar pedras contra os agentes, que responderam dando tiros com balas de borracha.

Também foram usadas bombas de efeito moral numa tentativa de acabar com a manifestação. Mas somente uma equipe de reforço conseguiu terminar com o protesto e liberar a ponte, possibilitando a volta de milhares de brasileiros que estavam retidos em Cidade do Leste.

Depois do confronto, poucos veículos brasileiros se arriscaram a ir ao Paraguai. Mesmo assim, o movimento de pessoas voltou ao normal no decorrer do dia. Muita gente insistiu em cruzar a fronteira mesmo sem saber se conseguiria voltar.

Como forma de retaliação, as lideranças paraguaias reivindicaram o aumento de rigor na fiscalização sobre brasileiros que trabalham ilegalmente no comércio paraguaio.

Os bloqueios na principal ligação entre os dois países já duram dez dias.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.