A Polícia Militar (PM) da Paraná emitiu uma nota, na tarde desta sexta-feira (28), em que informa que acompanhará o cumprimento da ordem judicial que determinou a reintegração de posse dos colégios estaduais, ocupados por estudantes secundaristas. O texto destaca que “todo o processo será pela via da negociação pacífica”, mas a corporação admite o uso de força policial, em caso de resistência. No total, 25 escolas devem ser desocupadas, por força de decisão judicial.
“Em havendo resistência, o uso da força só se dará, após esgotadas todas as vias de negociação pacíficas, em cumprimento da ordem judicial, envolvendo todos os atores que têm responsabilidade no processo”, consta da nota. “A força só será usada mediante resistência e após determinação expressa do Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná”, finaliza o texto emitido pela corporação.
No início da tarde desta sexta-feira, oficiais de justiça, acompanhados de conselheiros tutelares e escoltados por equipes da polícia, começaram a notificar os colégios estaduais de Curitiba, que estão ocupados por estudantes e que foram alvo de pedidos de reintegração de possa, já autorizados pela polícia.
No Colégio Estadual do Paraná (CEP) - maior unidade escolar secundarista do estado - a notificação foi feita por volta das 14h30. Uma viatura da PM acompanhava o serviço dos oficiais de justiça. Os alunos informaram que vão cumprir com a decisão e que, depois de deixarem a unidade, irão seguir para o campus Reitoria da Universidade Federal do Paraná, que também está ocupado. O coletivo Advogados pela Democracia acompanha os estudantes.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora