Aproximadamente 2 mil soldados da Polícia Militar serão mobilizados para a "Operação Referendo" que vai acontecer neste fim de semana. No domingo, os brasileiros vão às urnas votar no referendo que pode proibir, ou não, o comércio de armas no país. As ações da polícia serão realizadas em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e serão semelhantes às utilizadas em eleições normais. A operação vai começar às 8h do dia 22 e só será finalizada às 18h do dia 23.
Os policiais militares farão a segurança e a repressão de crimes e contravenções em 943 locais de votação. "As orientações são as mesmas dadas aos oficiais em dias de eleições municipais, estaduais ou federais. Estamos em constante contato com o TRE para poder realizar ações eficientes", disse o major Douglas Sabatini Dabul, chefe do setor de Planejamento e Operações do Comando do Policiamento da Capital.
Quem for pego pela polícia fazendo propaganda "boca de urna", ou cometendo qualquer crime, infração ou contravenção - no período das 8h às 18h do dia 23 - será detido pela PM e encaminhado para o Centro de Triagem que vai funcionar no Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Infrator, no bairro Tarumã, em Curitiba.
Quanto ao consumo de bebidas alcoólicas, a resolução 241/05 da Secretaria de Segurança Pública proíbe a venda de bebidas no período da meia-noite de sábado até a meia-noite de domingo. Quem for pego vendendo, será detido e encaminhado ao Centro de Triagem.
O diretor do Sindicato dos Bares, Hotéis e similires do Litoral Paranaense (Sindilitoral), Fábio Aguaio, é contra a determinação da lei seca para as cidades do litoral. "A nossa situação já é complicada. Hoje (terça) enviamos uma carta à Secretaria de Segurança do estado, pedindo que o horário começe a vale às 4h da manhã de domingo", disse. Segundo Aguaio, outros estados também estão pleiteando esta exceção, já que cada estado pode regular individualmente sobre a restrição na venda de bebidas alcoólicas.
Você vai votar como no dia do Referendo? Participe da enquete
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora