A Polícia Militar divulgará nesta quinta-feira (10) o balanço de uma ação de reforço do policiamento para combater a pichação em Curitiba. A divulgação do início de uma abordagem diferenciada dos policiais foi feita no último dia 21 de dezembro, em reunião na Associação Comercial do Paraná (ACP). Na ocasião, a situação da degradação de prédios públicos na capital chegou a ser classificada como "fora de controle" pelo presidente da ACP, Edson Ramon.
Na última reunião, o major da PM Marcelo Maziero Jakiemiv relatou que o uso da repressão como primeira tentativa de conter os pichadores é uma forma de viabilizar a participação da sociedade nas denúncias contra a pichação. "Esse aspecto repressivo num primeiro momento é justamente para a população ter a garantia de que as autoridades estão tomando providencias com relação a isso e ela se sinta fortalecida em denunciar", afirmou.
O debate marcado para as 10 horas desta quinta (10) tem a intenção, além da divulgação dos números, de chegar a formas de diminuir a incidência de atos de vandalismo em patrimônios públicos e privados de Curitiba. Participam dessa discussão representantes de entidades que promovem a segurança pública e membros da secretaria de Educação.
Outro objetivo da discussão desta quinta é começar a dar o segundo passo na ação que tenta diminuir as pichações. A intenção é investir em educação sobre o assunto. Para este ano, a ideia é que sejam desenvolvidas atividades nas escolas de Curitiba para conscientizar crianças e adolescentes sobre a ilegalidade e os prejuízos da pichação.
Crime
Pichar é crime previsto no artigo 65 da Lei de Crimes Ambientais. Quem é flagrado cometendo o delito fica sujeito a uma multa administrativa de R$ 714,20. Os maiores de idade são encaminhados para a delegacia do Meio Ambiente, onde assinam termo circunstanciado e se comprometem a responder pelo delito perante a Justiça. Os menores de idade vão para a delegacia do adolescente e cumprem pena socioeducativa.
O perfil dos pichadores na capital é de adolescentes de 13 a 17 anos. Para denunciar pichações, ou qualquer outro ato de vandalismo, basta ligar para os telefones 190 (Polícia Militar), 181 (Disque denúncia), 156 (Prefeitura Municipal de Curitiba) ou 153 (Guarda Municipal). Em qualquer um desses locais, a identidade do denunciante permanece anônima.