A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quarta-feira (17), oito mandados de busca e apreensão durante a operação "1905", que investiga fraudes relacionadas à execução do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.
Os mandados de busca foram expedidos pela Justiça Federal e cumpridos nas cidades de São Paulo, Brasília e Fortaleza. De acordo com a PF, um esquema que envolve instituições financeiras, correspondentes bancários e empresas de fachada estaria desviando recursos destinados à construção de casas populares em municípios com menos de 50 mil habitantes.
Ainda de acordo com a polícia, há indícios de que ex-servidores do Ministério das Cidades atuariam junto ao Minha Casa, Minha Vida prestando serviços inexistentes. Eles receberiam, segundo as investigações, uma comissão das empresas contratadas para concessão e fiscalização das obras.
São investigados crimes contra o sistema financeiro nacional, estelionato, tráfico de influência e lavagem de dinheiro, cujas penas podem atingir 32 anos de prisão.