Os policiais civis do Paraná poderão entrar em greve ainda neste ano, apesar da promessa do governador Roberto Requião de demitir os grevistas. Na semana passada, a categoria entregou uma carta com reivindicações à Secretaria de Estado da Administração. Agora, aguarda uma nova reunião de negociação na próxima semana. O principal pedido é a equiparação dos policiais que entram no quadro aos policiais militares com terceiro grau completo. Com isso, o salário de entrada na Polícia Civil passaria de R$ 1.955 para R$ 4.080. O Sindicato das Classes Policiais Civis do Paraná (Sinclapol) e o Sindicato dos Policiais Civis de Londrina e Região (Sindipol) realizaram assembleias nesta semana.
"Não dá mais para o policial civil continuar assim. Se a resposta do governo for negativa, perto do Natal e do ano novo faremos uma paralisação", diz o presidente do Sindipol, Ademilson Batista. "Conforme o que o estado disser, faremos uma mobilização. Estamos preparados, caso precise, para deflagrar uma greve, mas está dependendo única e exclusivamente do estado. Os policiais já poderiam ter decidido pela greve, não tivemos nada positivo, só respostas vazias. Não veio nada do que esperávamos."
Segundo o presidente do Sinclapol, André Gutierrez, as assembleias desta semana mantiveram o indicativo de greve e os policiais estão preparados para parar a qualquer momento. "A partir de agora vamos aumentar a pressão, com a fiscalização dos locais de trabalho dos policiais. O indicativo dá liberdade para que os policiais a qualquer momento tomem a iniciativa de greve, mobilização, passeata ou mais um dia de paralisação. Tudo depende de como o governo vai conversar com a gente."
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora