Lucas Silva Calixto de Lira, de 18 anos, morreu atingido por um tiro ao tentar assaltar um policial militar à paisana, na noite de sexta-feira, na Rua Ouro Branco, em Vila Valqueire, Zona Oeste do Rio. Com ele, os agentes apreenderam uma arma de brinquedo. A Divisão de Homicídios da capital (DH) assumiu as investigações.
O militar, que é tenente do 7º BPM (São Gonçalo), foi abordado quando chegava em casa e retirava alguns pertences do porta-malas do seu carro. Segundo a polícia, ele percebeu a aproximação de pelo menos dois suspeitos e entrou de volta no veículo, um Honda Civic prata, que possui todos os vidros com películas escuras (insulfilm). Sem que os bandidos pudessem enxergar a movimentação do lado de dentro, o PM sacou sua arma e atirou contra o assaltante, após ele bater na porta com a pistola falsa. Lucas morreu na hora. O tenente ainda tentou correr atrás do outro criminoso, mas ele conseguiu fugir.
O caso aconteceu por volta das 22h. De acordo com a polícia, o tenente havia acabado de sair do trabalho e estava sem a farda. Os assaltantes não tiveram tempo de reconhecer a vítima como policial militar.
Os agentes já recolheram câmeras de segurança na região e vão analisar as imagens para tentar identificar o outro envolvido no assalto. A polícia vai verificar também se houve a participação de um terceiro bandido no crime.