O prefeito da cidade paraguaia de Hernandarias, Mario Castillo, e mais sete políticos foram detidos no início da tarde desta sexta-feira (8) logo após tentarem ingressar irregularmente no território brasileiro pelo Lago da Usina de Itaipu, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Os demais políticos envolvidos no incidente são os vereadores Aniceto López, Fulgencio Ortellado, Gustavo González, Andrés Monzón e Erico Agüero, e a deputada estadual Estela Monzón.
Abordados assim que aportaram em um clube de pesca em Foz do Iguaçu, onde participariam de um almoço, após conhecer a área onde deverá ser construída uma avenida "costanera" do lado paraguaio, os políticos permaneceram detidos por quase cinco horas, por terem cruzado o Rio Paraná sem a autorização da Marinha brasileira. Alguns não tinham documentos.
Segundo a Polícia Federal, o grupo estava em um iate registrado no país vizinho e de propriedade de um suíço-brasileiro que mora em Hernandarias. A embarcação, apontam os agentes do Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepon), vem sendo monitorada por tentar cruzar constantemente o reservatório sem autorização. O piloto teria ignorado o comunicado por rádio de que deveria voltar.
Reclamação e retorno
Em entrevista ao jornal paraguaio La Nación, o prefeito reclamou do tratamento e das exigências migratórias em uma região que, de acordo com ele, vem buscando formas menos burocráticas de integração.
Depois de esclarecida a situação e de receber uma notificação do departamento de migração, a comitiva oficial foi levada até a Ponte Internacional da Amizade, de onde voltou a pé para o Paraguai. O piloto e o proprietário do iate foram detidos e liberados após o pagamento de fiança. Ambos responderão por desobediência e introdução de estrangeiro em território brasileiro. O barco foi levado à delegacia da PF em Foz.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião