Rio de Janeiro - A agenda de visitas e homenagens do primeiro astronauta brasileiro, Marcos César Pontes, continua lotada nesta semana. Hoje, ele estará na Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP), para uma palestra com cadetes da Aeronáutica, e na capital paulista, onde receberá homenagem na sede da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp). Amanhã, ele visitará em São José dos Campos (SP) o Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Na quarta-feira, o tenente-coronel Marcos Pontes retornará à Rússia, a fim de concluir o relatório de sua missão e se submeter a novos exames de saúde.
Marcos Pontes tem afirmado que pretende se dedicar a um projeto social na área de educação. "Uma das minhas paixões é a educação, no sentido de formar e dar oportunidades para as crianças, tanto no lado pessoal quanto profissional", disse.
Outras duas alternativas que mais o agradam seria de gerenciar o programa da estação espacial internacional no Brasil ou trabalhar para a criação de um Instituto de Microgravidade no país.