• Carregando...

A instalação do primeiro presídio federal de segurança máxima, em Catanduvas, no Oeste do Paraná, está sendo recebida com apreensão pela população de cerca de 10 mil habitantes. A unidade será inagurada nesta sexta-feira, às 11h. Até o início de 2007, outras quatro penitenciárias federais devem ser construídas em Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rondônia e Espírito Santo.

"A gente nunca conviveu com isso", afirma o morador Amarildo Luz. A comerciante Nádia Santoro também demonstra insegurança, sabendo que a cidade será nova moradia de bandidos temidos em outros estados do país. "A gente sabe que são os presos mais perigosos, como Marcola, Fernandinho Beira-Mar", diz.

Como mostra uma reportagem do ParanáTV, 160 agentes penitenciários já foram treinados e estão na cidade. O presídio de Catanduvas tem mais de 12 mil metros quadrados, a unidade poderá receber até 208 presos em celas individuais. Os detentos serão monitorados 24 horas por meio de 200 câmeras de vigilância. Serão mandados para lá presos considerados extremamente perigosos ou que possam colocar a segurança dos presídios em risco. O presídio também vai receber detentos que estejam sob ameaça ou que façam parte do Regime Disciplinar Diferenciado (RDB).

O Presídio Federal de Catanduvas custou R$ 20 milhões. Ao todo, o governo federal está investindo R$ 100 milhões para construir todas as cinco unidades de segurança máxima do país e, assim, implementar o Sistema Penitenciário Federal, previsto em lei desde 1984.

Veja as instalações do presídio e toda a tecnologia na reportagem em vídeo do ParanáTV

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]