A quatro meses do desfile das escolas de samba no carnaval do Rio de Janeiro, os responsáveis pelo enredo da Portela precisarão fazer uma pequena alteração no roteiro de sua apresentação para acomodar uma sugestão da Marinha brasileira. Com o objetivo de divulgar suas atividades na festa mais popular do país, a instituição militar pediu que a escola de Madureira, na zona norte da capital fluminense, representasse as ações de defesa do litoral brasileiro no desfile de 2011.

CARREGANDO :)

A Portela levará para o sambódromo o enredo "Rio, azul da cor do mar", mas os planos originais não contemplavam nenhuma referência à Marinha. A mudança de planos só teve início após um pedido do contra-almirante Farias Alves, diretor do Centro de Comunicação da instituição, ao presidente da escola, Nilo Figueiredo, que é oficial reformado.

Segundo Farias Alves, a Marinha reconhece que o enredo da escola estava praticamente definido, mas que considerava importante a inserção do conceito de "Amazônia Azul" - área de 4,5 milhões de quilômetros quadrados no litoral brasileiro. "O enredo oferece uma excelente oportunidade para a divulgação das atividades da Marinha, do conceito da 'Amazônia Azul' e da mentalidade marítima junto à sociedade", afirma o contra-almirante.

Publicidade

Buscando evitar polêmica, o presidente da escola e os responsáveis pelo enredo portelense esclarecem que a Marinha não patrocina o desfile e não dará nenhuma contribuição financeira para ser citada no desfile. "Não existe parceria nenhuma e a Marinha não vai colocar dinheiro na escola ou participar do carnaval da Portela. Vamos simplesmente falar de alguns conceitos que se encaixam no nosso enredo", diz Nilo Figueiredo.

Os autores do desfile que será levado à Marquês de Sapucaí afirmam que a decisão de fazer uma pequena mudança na apresentação para destacar a atuação da Marinha na proteção da costa brasileira e das reservas de petróleo foi resultado de um diálogo com a escola.