Nas Cataratas do Iguaçu, no Oeste do Paraná, lançar moedas sobre as quedas d’água é um gesto comum na busca por um pedido especial e já se tornou superstição para boa parte das cinco mil pessoas que visitam diariamente o atrativo.
O problema é que essa “tradição” representa um grande problema ambiental. Além de contaminar a água, o metal também pode causar problemas à saúde dos animais que circulam pelo local. “As aves podem confundir o brilho da moeda com um peixe na hora de se alimentar. Isso pode causar até a morte do animal”, explica Apolônio Rodrigues, chefe do setor de manejo do Parque Nacional do Iguaçu.
No mutirão de limpeza realizado na última terça-feira (29), funcionários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – órgão responsável pela manutenção do Parque Nacional do Iguaçu – e voluntários retiraram do fundo do rio 36 quilos de moedas, originárias de vários países. Entre os voluntários havia dois montanhistas que desafiaram o medo para chegar o mais perto possível do precipício de cerca de 40 metros de altura ao fim da passarela principal.
As moedas, juntas, somaram aproximadamente R$ 1 mil, dinheiro que deve ser repassado para instituições de caridade de Foz do Iguaçu. Nada que pague o prejuízo causado ao meio ambiente.
Da última coleta, considerada recorde pelos organizadores, a curiosidade foi o volume de moedas nacionais. “Sempre retiramos muitas moedas estrangeiras, mas desta vez observamos muitas moedas de real. Pelo jeito, ultimamente o brasileiro tem feito mais pedidos”, brinca Rodrigues, que pede para que os visitantes parem com o hábito.
Além da limpeza nas cataratas, as equipes percorreram várias áreas de mata da unidade de conservação e recolheram 270 quilos de lixo. Próximo às passarelas, foi possível resgatar um verdadeiro universo de objetos, como óculos, pilhas, câmeras fotográficas, celulares, pulseiras e relógios.
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Premiê de Assad concorda em entregar poder a rebeldes da Síria
EUA alertam que Estado Islâmico pode tentar “tirar vantagem” da situação na Síria
Segurança pública de São Paulo enaltece recorde histórico de redução de crimes
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora