Quem circulou pelas principais ruas, praças, parques e terminais da capital provavelmente notou um policiamento reforçado nos últimos dias. De acordo com informações da Polícia Militar, desde o sábado passado, parte dos 1.750 praças aprovados no último concurso da PM estão fazendo estágio supervisionado.
Sem portar arma, os alunos-soldados acompanhados de um policial armado, normalmente um sargento patrulham os principais pontos da cidade e observam no dia-a-dia o trabalho prático de um policial. Eles aprendem a fazer abordagens e podem efetuar prisões. Os pontos de patrulha são definidos de acordo com o planejamento da unidade da qual o aluno-soldado pertence.
Segundo a PM, o estágio está sendo desenvolvido nas cidades que têm unidades educacionais da polícia. Os trabalhos começaram em Curitiba, mas gradativamente estão sendo aplicados em outras cidades do estado. De acordo com a PM, isso acontece porque nem todos os alunos começaram o Curso de Formação de Soldados na mesma época.
O curso tem uma carga horária de mil horas/aulas. A primeira fase da formação dura cinco meses após os três primeiros, a atividade operacional supervisionada pode ser integrada e intercalada com as disciplinas complementares à formação profissional. Já a segunda fase, denominada estágio operacional, tem duração de seis meses. Os alunos-soldados permanecerão nas ruas até o fim do ano, quando se tornam policiais.