Curitiba pode perder 462 taxistas nesta segunda-feira (14), o que representa 20% da frota da capital do estado. Isso porque o recadastramento dos permissionários do serviço, aberto no dia 15 de agosto, vai terminar às 17 horas desta segunda e até sexta-feira (11) a prefeitura informa que 1.790 dos 2.252 taxistas da cidade haviam comparecido ao recadastramento.
O atendimento é feito na Área de Recadastramento de Táxi, no prédio central da Urbs, em frente à Serra Verde Express.A Urbs alerta que não haverá prorrogação de prazo e que os taxistas que não comparecerem responderão a processo administrativo que pode implicar no cancelamento da permissão.
O permissionário que comprovar atender os requisitos da lei em vigor terá sua permissão convertida em autorização, conforme previsto na Lei Municipal 13.957/2012. Se o permissionário não estiver de acordo com os procedimentos legais terá sua permissão revogada.
Para o recadastramento é exigida a apresentação de uma série de documentos específicos para autônomos e pessoas jurídicas, elencados no Edital de Convocação, que pode ser acessado no site da Urbs.
O recadastramento foi definido no decreto 1.184/2013, assinado pelo prefeito Gustavo Fruet em agosto, estabelecendo nova regulamentação da atividade de táxi em Curitiba, atendendo a uma série de reivindicações da categoria e ampliando os mecanismos de controle de qualidade do serviço e de defesa dos direitos dos usuários.
A nova regulamentação determina um tempo mínimo de 12 horas diárias para operação do veículo táxi e estipula prazo de fabricação do carro não superior a cinco anos. Também define a operação de 100% da frota nos horários de pico e estabelece a implantação do sistema de biometria que permitirá maior controle sobre o tempo de operação de cada veículo e identificação do motorista.
Curitiba tem 2.252 táxis, número que vai aumentar para 3.002 a partir da licitação já em andamento. A previsão é que os novos táxis estejam em operação ainda no primeiro trimestre do ano.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião