As propostas técnicas e de preço para elaboração do projeto de construção do metrô de Curitiba devem ser conhecidas na próxima semana, segundo a previsão da prefeitura. A licitação estava interrompida desde abril do ano passado por força de uma liminar concedida ao consórcio SEP, excluído da licitação na segunda fase. A retomada do processo foi autorizada pela Justiça estadual na terça-feira (27).
O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Clever Ubiratan Teixeira de Almeida, responsável pela licitação, disse que depois de conhecidas e julgadas as propostas o início da elaboração do projeto ainda deve demorar 40 dias. A licitação é dividido em dois lotes. O primeiro, referente ao projeto de engenharia, gerou a pendência jurídica. O outro corresponde ao projeto ambiental teve apenas uma concorrente, a empresa Ecossistema.
O primeiro lote, referente ao projeto de engenharia, tem prazo de 270 dias para ser concluído e o segundo, do projeto ambiental, deve ser finalizado em até 240 dias. Os valores de referência para as propostas, que não podem ser ultrapassados segundo a lei de licitações, são de R$ 2,377 milhões para o primeiro lote e R$ 370 mil para o segundo. Não há um cronograma para o início da construção da primeira linha do metrô.
A licitação está sendo feita pela segunda vez, já que o primeiro pregão, realizado em setembro de 2007, foi anulado. Nenhuma das 44 empresas que compraram o edital apresentou proposta.
A reportagem da Gazeta do Povo Online entrou em contato com o consórcio SEP para saber se pretendem entrar com recurso. O único que poderia falar sobre o assunto, Irineu Venâncio, representante da Pólux Engenharia, que juntamente com as empresas Sistran, Estra, formam o consórcio, esteve em reunião durante toda a tarde.
Projeção
A proposta inicial prevê a construção da Linha Azul do metrô, com 22 quilômetros de extensão entre os terminais Santa Cândida e CIC Sul. O sistema será subterrâneo em 19 quilômetros, escavado sob a canaleta do atual sistema de ônibus. No trecho entre o Passeio Público e a Praça Eufrásio Correia, o metrô passará embaixo das ruas Riachuelo e Barão do Rio Branco, um antigo corredor dos ônibus expressos.
A linha terá ainda um trecho elevado na Avenida Winston Churchill de 500 metros após o Terminal do Pinheirinho até a BR-476. Depois seguirá em superfície pela rodovia até o futuro Terminal da CIC-Sul, onde será implantado um Complexo que terá pátio de estacionamento, Centro de Controle Operacional e Centro de Manutenção, com os acessos especiais para os veículos do metrô.
Foram previstas no projeto 21 estações de embarque e desembarque ao longo da linha, com distância média de mil metros entre elas. O veículo a ser utilizado deverá ter características leves podendo transportar aproximadamente 1.150 passageiros, em cada composição formada por quatro carros motorizados. A velocidade máxima prevista será de 80 km/h e a velocidade média operacional de 35 km/h.
O início da implantação do metrô foi uma das promessas de campanha do prefeito Beto Richa ao conseguir a reeleição em 2008.
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