Polícia vai retirar quem ficar em área de risco| Foto: BRUNO DOMINGOS/REUTERS

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, publicou um decreto na quinta-feira (8) para legalizar a retirada à força de moradores de áreas de risco. Segundo a assessoria de Paes, em casos extremos, a prefeitura poderá recorrer à polícia para remover as pessoas que se recusarem a sair de áreas afetadas pelas chuvas.

CARREGANDO :)

De acordo com o prefeito, não há como alterar a decisão de desocupar as encostas. "Ainda há risco de novas chuvas na cidade. Não podemos deixar os moradores em locais de risco", disse ele, em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (9).

18 mortos no Morro do Bumba

Publicidade

O Corpo de Bombeiros confirmou, na manhã desta sexta-feira (9), que o corpo de uma mulher foi encontrado na parte alta do Morro do Bumba, em Niterói, na região metropolitana do Rio. É o décimo oitavo corpo localizado desde o deslizamento ocorrido na noite de quarta-feira. Segundo o último boletim divulgado pelo Corpo de Bombeiros, às 11 horas, o total de mortes causadas por deslizamentos de terra ou desabamentos chegou a 184.

De acordo com relato dos bombeiros, a mulher encontrada esta manhã era uma das 30 pessoas que tiveram as moradias interditadas dois dias antes da tragédia e estavam abrigadas na casa de um pastor evangélico no alto da favela.

Em meio a tantas histórias tristes, porém, uma mãe que procurava o filho e a nora grávida de seis meses conseguiu encontrar o casal no meio da multidão que aguardava notícias sobre o resgate. "Estou desde quinta-feira sem comer e sem dormir. Encontrei os dois aqui no meio do tumulto, por acaso. A sensação é de total alívio", disse Adriana da Silva Faria, de 38 anos.