O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), assinou na tarde desta quinta-feira (16) o decreto que repassa a administração do Casarão da União Paranaense dos Estudantes (UPE) para a Fundação Cultural de Curitiba (FCC). A nova gestão foi concebida em comum acordo com a UPE depois que o executivo municipal teve de lacrar, no início do ano, a casa, que foi invadida por usuários de drogas e moradores de rua durante o recesso dos estudantes. Na época, móveis e partes dos cômodos do casarão foram depredados.
Apesar de o gerenciamento da casa ser agora de responsabilidade do município, o decreto prevê a utilização compartilhada do espaço, ou seja, a UPE poderá seguir usando parte da estrutura para desenvolver as atividades do grupo.
De acordo com o presidente da união, Rafael Bogoni, um protocolo que vai definir as responsabilidades da entidade sobre o Casarão que segue mantendo o nome de "Palácio dos Estudantes" deve ser assinado nos próximos meses pela prefeitura e pela entidade.
"O que nós temos certeza é de que este espaço será utilizado para fins culturais e artísticos, como era antigamente. É uma questão de diálogo, e agradecemos esse respeito que está sendo dado ao casarão e à história da UPE", disse Bogoni.
A casa que abriga a entidade continua fechada e, segundo a Fundação Cultural de Curitiba, já passa por reformas básicas de manutenção. Conforme o presidente da FCC, Marcos Cordiolli, ainda não há uma previsão de data para a inauguração do local, mas a prefeitura já definiu os programas que serão estabelecidos na casa. "O Palácio terá como foco, fundamentalmente, a juventude de todo o município. Vamos dar privilégio aos programas de cultura digital na área de música, como formação de DJs, e também ao núcleo de produção de vídeo digital", afirmou.
Com a nova gestão, o casarão passará a ter vigilância 24 horas e serviços básicos de manutenção e limpeza. Segundo Cordiolli, o espaço será o primeiro de Curitiba a receber a política de manutenção preventiva, que evitará o desgaste da estrutura a longo prazo. A prefeitura informou que ainda não tem um valor estimado de quando custará ao município a administração do prédio.
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Projeto que eleva conta de luz em 7,5% avança no Senado e vai para o plenário
Congresso dobra aposta contra o STF e reserva R$ 60 bi para emendas em 2025
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora