O Hospital Municipal de Araucária, região metropolitana de Curitiba, foi fechado pela prefeitura da cidade na noite deste sábado (2). Uma ambulância foi colocada em frente à instituição e funcionários de plantão orientam pacientes que procuram atendimento no local. A prefeitura do município diz que a situação é temporária, mas não diz quando vai reabrir as portas da instituição e cita que vai fazer isso "dentro do menor prazo possível."
A informação foi divulgada em nota oficial, publicada no site da Prefeitura de Araucária. O documento diz que "apesar dos inúmeros esforços ainda não foi possível viabilizar o atendimento integral aos pacientes." Conforme o posicionamento oficial, havia cinco pacientes internados no HMA e eles foram transferidos para o Hospital Nossa Senhora do Rocio, em Campo Largo.
Sobre o atendimento às gestantes, a ambulância colocada em frente ao prédio deve fazer o transporte até hospitais de Curitiba. "As gestantes que necessitarem de atendimento ou que estiverem em trabalho de parto devem ir até o HMA onde terá uma ambulância 24 horas à disposição para fazer o transporte até um destes dois hospitais em Curitiba: Mater Dei e Evangélico."
Hospital enfrenta dificuldades de administração
Os 130 médicos e 450 funcionários do Hospital Municipal de Araucária disseram nesta sexta-feira (1º) que ainda não sabiam se iam receber os salários do mês de julho. Na última quarta-feira (23), uma nova empresa assumiu a administração do hospital depois que a prefeitura rompeu o contrato com a Pró Saúde alegando má gestão da instituição. O município alega que os médicos estavam sem receber salários e faltava medicamentos e até alimentação para os pacientes.