Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
transporte público

Prefeitura de Curitiba anuncia data para início da Pesquisa Origem e Destino

Moradores de 14 municípios deverão ser ouvidos a partir de janeiro de 2016 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Moradores de 14 municípios deverão ser ouvidos a partir de janeiro de 2016 (Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo)

Mais de um ano após a abertura do edital, a Pesquisa Origem e Destino prometida pela prefeitura de Curitiba deverá sair do papel no próximo mês de janeiro. O executivo municipal divulgou que a ordem de serviço foi assinada na última segunda-feira (9). Agora, o consórcio de empresas que será contratado para a tarefa submeterá os métodos de trabalho para apreciação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). O objetivo é conhecer, com mais precisão, o fluxo atual de passageiros em Curitiba e outros 14 municípios da região metropolitana e também delimitar as demandas não atendidas em termos deslocamento, tanto entre aqueles que usam o transporte coletivo como aqueles que andam de carro.

A pesquisa custará R$ 6,1 milhões – sendo R$ 1,5 milhão via empréstimo da Agência Francesa de Desenvolvimento. O restante será custeado pelo orçamento municipal. O consórcio vencedor – formado pelas empresas Comap Consultoria, Marketing e Planejamento e Representações, Engimind Consultores de Engenharia e Planejamento Lda, Setepla Tecnomental Engenharia S/A, e Bureau de Pesquisa Social S/S Ltda-ME – terá de realizar entrevistas com 60 mil famílias para conseguir, pelo menos, 16 mil domicílios válidos. Ao todo, cerca de 250 mil pessoas devem ser ouvidas durante 18 meses.

Mesmo que a pesquisa tenha saído depois da desintegração do sistema de transporte coletivo, a partir dos resultados, o executivo espera ter condições de dar mais eficiência à mobilidade na RMC.

Em Curitiba, essa será a primeira vez que esse tipo de levantamento será realizado. São Paulo e Nova York, por exemplo, o realizam a cada dez anos. Além da capital, serão ouvidos moradores de Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Contenda, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras e São José dos Pinhais.

De acordo com a prefeitura, apesar da importância do estudo, ele não deverá alterar o traçado já escolhido para implantação do projeto do Metrô. A demanda do novo modal prometido pela atual gestão já foi mensurada pelo Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), elaborado no ano passado pela empresa Triunfo Participações.

Segundo a prefeitura, o estudo que começará em 2016 será até mais amplo que uma pesquisa origem-destino de praxe. O edital descreve, por exemplo, que o vencedor da licitação terá de pesquisar a velocidade média em 30 rotas diferentes e realizar a contagem do tráfego em 850 pontos em três picos distintos. Todos os dados coletados alimentarão softwares que embasarão futuras tomadas de decisão.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.