Sete horas depois do secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, dizer que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) estuda fechar de madrugada, da meia noite às 5h, as pistas expressas das Marginais do Pinheiros e do Tietê – medida que começaria a valer ainda este ano – a Prefeitura de São Paulo voltou atrás e interrompeu a implementação da proposta. Na manhã desta quinta-feira (30), Tatto afirmou em uma coletiva de imprensa se tratar de “uma medida de segurança” para reduzir os acidentes fatais. O fechamento, ainda de acordo com o secretário, seria possível porque durante as madrugadas “não tem demanda”.
CET quer fechar pista expressa das Marginais na madrugada
A medida deve ser implementada ainda neste ano, após a Prefeitura construir guaritas com cancelas para interditar os acessos paras faixas expressas entre a meia-noite e às 5 horas
Leia a matéria completaQuando o secretário de transportes anunciou a medida, o prefeito Fernando Haddad (PT) estava em uma agenda pública em São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo. Lá, ele foi questionado pelo jornal O Estado de S.Paulo sobre o projeto e se mostrou surpreso, dizendo não ter os estudos da CET. “Ele (Tatto) falou que está em elaboração? Não chegou ao meu conhecimento. Estou ouvindo por você”, respondeu o prefeito. Antes da coletiva com Haddad, a reportagem voltou a falar com o secretário por telefone, que deu detalhes sobre o projeto piloto. Tatto explicou que os testes foram realizados em três dias e que a ideia seria colocada em prática se “não causasse transtornos e aumentasse a segurança (do trânsito)”. A companhia fez testes de fechamento das pistas expressas antes da implementação das novas velocidades das Marginais.
Ao longo da tarde, o prefeito entrou em contato com o secretário e solicitou os estudos. Os dados estão sob análise do gabinete de Haddad. Na tarde desta quinta, 30, a CET e a Secretaria Municipal de Transportes, por meio de nota, esclareceram que a Prefeitura “está concentrada, exclusivamente, no monitoramento dessas novas velocidades e estão descartados futuros fechamentos.” Dentro do Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo, a decisão de Haddad de barrar a medida anunciada por Tatto foi considerada um “acerto de timing”.
Sobre a proposta
A ideia era fazer com que os motoristas que circulam durante as madrugadas, trafegassem pelas pistas centrais e locais das Marginais para evitar acidentes nas vias expressas entre a meia-noite e às 5h. “Não tem demanda (de veículos). Ajuda na segurança porque é o momento que os motoristas usam para correr muito, causa muitos acidentes, caminhões principalmente”, explicou Tatto pela manhã.
Embora a medida tenha sido apresentada como ação para reduzir os acidentes de trânsito, estudo de Segurança Viária da própria CET, usado como base para a política de redução dos limites de velocidade executada pela gestão Haddad, mostra que, dos 625 acidentes registrados na Marginal do Tietê em 2013, 522, ou 83,5%, foram fora da madrugada, entre 6 horas e 22 horas. Também a maior parte das mortes, 23 das 35 ocorrências, também ocorreram fora dos horários em que a Prefeitura estuda implementar essa nova restrição. Colaborou Bruno Ribeiro
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