A prefeitura de Curitiba divulgou uma nota na manhã desta terça-feira (27) em que garante que a primeira linha do metrô curitibano, a Linha Azul, começará a funcionar em 1º e janeiro de 2014, seis meses antes do início dos jogos da Copa do Mundo no Brasil. Dos 22 quilômetros previstos inicialmente para a Linha Azul, entretanto, a administração municipal se compromete a entregar até o início daquele ano apenas 13, que ligarão o terminal CIC Sul até a Praça Eufrásio Correia, deixando para depois a ligação até o bairro Santa Cândida.
O compromisso foi apresentado ao governo federal e prevê um investimento total de R$ 1,2 bilhão para o primeiro trecho. Parte dessa cifra é pleiteada junto ao PAC da Copa, pacote de obras que serão executadas nas 12 cidades-sede do evento de 2014. Com essa verba serão construídas 12 estações de embarque e desembarque, um pátio de estacionamento dos trens e áreas de manutenção. Segundo a prefeitura, a demanda inicial prevista é de 330 mil passageiros por dia.
A prefeitura reitera a garantia de que o metrô estará funcionando até a Copa de 2014, apesar de diversas críticas apresentadas contra o projeto. No começo do mês, durante o 17.º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, realizado em Curitiba, a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) foi taxativa: se a obra não está pronta, ou no mínimo com recursos e licenciamentos garantidos, é melhor esquecer.
"Não conheço o projeto do metrô de Curitiba, mas é preciso que o projeto executivo e o financiamento, licenciamento ambiental e licitação estivessem prontos agora, senão corremos o risco de não estar finalizado para a Copa", disse a coordenadora técnica da ANTP, Valeska Peres Pinto, na ocasião. "Esses obstáculos precisam ser levados em conta agora para acertar o cronograma. Temos de tomar as decisões antes e redimensionar os esforços", afirmou.
A prefeitura, por outro lado, diz que há um cronograma definido para que as obras sejam realizadas a tempo. O projeto básico (estudos e projetos de engenharia) e os estudos ambientais devem ser concluídos até março de 2010. No documento entregue ao governo federal, o início das obras está previsto para janeiro de 2011, com conclusão em outubro de 2013. A partir dessa data, serão iniciados os testes para garantir o início da operação em janeiro de 2014, segundo a administração municipal.
O plano prevê a implantação 2,2 quilômetros em superfície ao longo dos 13 quilômetros de extensão. Durante a execução de parte das obras, algumas estações-tubo serão transferidas para as vias rápidas do sistema trinário. Em 2,9 quilômetros do trecho em que a obra será feita pelo método NATM (New Austrian Tunneling Method), a escavação será totalmente subterrânea, e não haverá necessidade de alteração do sistema de ônibus.
Metrô recebe sugestões até 31 de outubro
Termina neste sábado (31) o prazo para quem quiser participar da elaboração do projeto do metrô curitibano por meio do envio de sugestões. A consulta pública foi lançada no começo de setembro e, de acordo com a prefeitura de Curitiba, as contribuições poderão ser usadas no edital de licitação de uma Parceria Público-Privada (PPP), modelo que deverá ser adotado para a construção do sistema.
Para receber as sugestões, a prefeitura lançou um site, o www.metro.curitiba.pr.gov.br. No endereço, o interessado ainda poderá conhecer as informações disponíveis até agora sobre o projeto. Os dados que constam do site dizem respeito à primeira etapa do metrô curitibano, a chamada Linha Azul, que percorrerá trajeto entre a Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e o bairro Santa Cândida.
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